Você está aqui: Home Pastoral Encontros de Vivência: formação para a vida

Encontros de Vivência: formação para a vida

Vivências 28“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!”

(Paulo Freire)

Iniciamos no dia 20/05, no  Colégio São José, os Encontros de Vivências com as turmas do Ensino Fundamental anos finais e do Ensino Médio. Os encontros são uma proposta de estudo sobre um tema atual significativo, desenvolvida pela Pastoral Escolar, com temáticas e objetivos específicos conforme a faixa etária dos educandos.

A experiência das vivências com os alunos é um grande desafio, que exige de todos os envolvidos abertura e despojamento para socializar, no grupo, o sentido e o projeto de vida de cada um. De qualquer modo somos desafiados a construir uma relação pedagógica participativa e formadora, com diálogo vivo, atitude de escuta e olhar direto, olho no olho. Movidos pelos ensinamentos do Evangelho queremos “pegar na mão” e “conduzir”, para colaborar na formação desta nova geração que protagoniza os homens e mulheres que farão a diferença numa sociedade democrática e plural, com culturas, valores e formas de vida diferentes entre si.

A preocupação do Colégio São José não é só transmitir conhecimento e trabalhar a dimensão intelectual do aluno, mas trabalhar a formação na sua plenitude, isto é, o Educando como ser integral. Trabalhar o seu afeto e a sua espiritualidade, o seu compromisso, a sua cidadania e a sua relação com os demais. Isso é ser estudante da Rede Santa Paulina.

Segundo Irmã Irene Boff, Conselheira Geral da Educação na Rede Santa Paulina, “Preparamos educandos com forte formação acadêmica, com competências e habilidades em diversas áreas do conhecimento e, principalmente com valores para que sejam protagonistas em suas profissões na construção de um mundo melhor para eles próprios e para as futuras gerações. Formamos gente boa”.

A avaliação que fazemos junto com os professores e alunos, tem mostrado que a proposta está sendo acolhida de forma bem positiva. “Achei muito interessante o Encontro de Vivência, pois ali pude me abrir para questionar, e aprender a refletir experiências que terei na vida”, expressou a Letícia R. de Oliveira, aluna do 8º Ano “C”. “Para mim (...) foi muito bom, pois aprendi várias coisas. Deveria ter mais vezes”, conclui Mariana Bernardes, do 8º Ano “C”. “... pedimos para que esses tipos de ‘reuniões’ continuem acontecendo, pois nos fazem e nos mostram o bem,” é o pedido da aluna Júlia Muller Ribas, Turma 201.

Continuemos nossa missão em prol de uma Educação, a serviço da Vida!

Por Valquíria Cidral, Coordenadora da Pastoral Escolar.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar


Ação Evangelizadora


Ação Pastoral

  • Pastoral Carcerária, da Saúde, Paroquial, da Terra, da Juventude, Diocesana e DST-AIDS
  • Áreas de atuação: indígenas, mulheres em situação de risco, catequese, liturgia e comunicação

Saúde

Unidades Sociais / Projetos Sociais

  • Tecendo a Vida - Belo Horizonte - MG
  • Educandário Sagrada Família - São Paulo - SP
  • Casa da Sagrada Família - Campos do Jordão - SP
  • Lar dos Velhinhos - Maringá - PR
  • Lar Nossa Senhora Aparecida - Santuário Nacional
  •  Lar São Vicente de Paulo - Itaberá - SP
  • Lar São Roque - Diamantino - MT
  • Casa do Peregrino - Itajaí - SC
  • Orfanato São Roque - Moçambique
  • Escola Familiar Rural - Moçambique
  • Lar de Idosos de San Javier - Argentina

Família CIIC