Você está aqui: Home Vida Escolar Ensino Médio Uma mensagem aos formandos 2015

Uma mensagem aos formandos 2015

IMG 1932 LargeQueridos formandos!

O tempo de convivência no Colégio São José foi além do romance, da literatura, da gramática, dos teóricos ou da língua estrangeira, foi um tempo em que nossas atitudes serviram de modelo, não no sentido restrito de ser imitado, mas de parâmetros, cuja escolha será feita por vocês. E temos a certeza de que pelo melhor critério, o da correção. Por isso, peça perdão quando errar, levante quando cair, recomece quando fracassar, celebre humildemente quando vencer, deixe a vaidade de lado, busque a cada dia aperfeiçoar a arte da sabedoria e da convivência. Seja um ser humano leal, sensível, delicado, que trata seu semelhante com elegância, respeito, afabilidade e gentileza. Tenha bom senso. Use o lado bom da vida, porque a vida é a mais importante de todas as artes.

Esperamos ter passado a vocês além da pontualidade da física e o porquê da filosofia, a retidão da matemática, multiplicando atitudes e lições de boa convivência, respeito e cordialidade, por isso, exercite também a partilha. Some as competências e habilidades com a espiritualidade – o mundo será melhor assim.

O Colégio São José sabe que o sucesso e a realização se constroem desde criança. Vivemos cotidianamente no ambiente escolar o que disse o grande educador brasileiro, Paulo Freire: “educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante”. Por isso, realizamos os processos de ensino aprendizagem com esmero e profissionalismo, em todas as etapas da vida, desde os bebês que chegam à Educação Infantil até a vocês, jovens promissores, que concluem   o Ensino Médio. Nossa missão é “educar, servindo à vida”.

Nesta trajetória... é preciso saber determinar a prioridade na vida. A química apresenta muitas fórmulas, a biologia muitas possibilidades, porém, se a medida não for certa, os resultados poderão não ser os esperados. O mundo geográfico   oferece muitos encantos, atrativos e opções, no entanto, o que vale a pena nessa breve história chamada existência, é o conteúdo de sentido com que a escrevemos.

A felicidade depende, em boa parte, da forma como vão viver a própria vida e encarar os desafios. Santa Paulina, nossa fundadora, mulher simples e sem muito estudo, deu início a uma obra que hoje se espalha por mais de 10 países. Certo dia, ela disse às Irmãzinhas e, neste momento, a vocês: “Não desanimeis nunca, embora venham ventos contrários”. “Passo a passo, sempre em frente”.

Hoje é a celebração de uma fase de suas vidas, mas o grande livro ainda contém muitas páginas em branco. Ávidas por serem preenchidas por vocês – os legítimos autores, em coautoria com as pessoas que os amam. E, no andar desta vida, lembrem-se dos educadores que foram, muitas vezes, mais do que professores, e recordem a lição que lhes foi dada: viver em harmonia, cordialidade, amor, afeto, brandura, competência, honestidade. Esta é a verdadeira lição que fica. Anseio que os nossos ensinamentos permeiem suas vidas a partir de agora.

Levem essa lição adiante!

Sejam felizes!

Por Nedriane Scaratti Moreira - Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar


Ação Evangelizadora


Ação Pastoral

  • Pastoral Carcerária, da Saúde, Paroquial, da Terra, da Juventude, Diocesana e DST-AIDS
  • Áreas de atuação: indígenas, mulheres em situação de risco, catequese, liturgia e comunicação

Saúde

Unidades Sociais / Projetos Sociais

  • Tecendo a Vida - Belo Horizonte - MG
  • Educandário Sagrada Família - São Paulo - SP
  • Casa da Sagrada Família - Campos do Jordão - SP
  • Lar dos Velhinhos - Maringá - PR
  • Lar Nossa Senhora Aparecida - Santuário Nacional
  •  Lar São Vicente de Paulo - Itaberá - SP
  • Lar São Roque - Diamantino - MT
  • Casa do Peregrino - Itajaí - SC
  • Orfanato São Roque - Moçambique
  • Escola Familiar Rural - Moçambique
  • Lar de Idosos de San Javier - Argentina

Família CIIC