Acesse o Portal CIIC

1º DIA – 30 de junho / Terça-feira

 

Santa Paulina: mulher do amor, acolhimento e misericórdia.

 

Animador(a): Estimados irmãos e irmãs, boas-vindas ao primeiro dia da Novena à Santa Paulina! Alegres pelo nosso encontro, vamos nos cumprimentar, com OLHAR de ACOLHIDA, dizendo:

Todos: Boas vindas e Santa Paulina abençoe a família do Colégio São José e a todas as famílias!

Animador(a): Iniciemos, invocando as luzes e bênçãos da Trindade Santa:

Todos:  Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Canto: Vem Espírito Santo, vem, vem, iluminar! (bis)

Nossa Novena, vem, iluminar! Nossos encontros vêm, iluminar!

Nossas famílias, vem, iluminar. Nosso colégio, vem, iluminar!

Leitor 1: A Campanha da Fraternidade deste ano nos ajudou e ajuda a refletir a realidade de nosso país e mundo, com o tema: “Fraternidade e Vida: dom e compromisso”, e o lema: “VIU, SENTIU compaixão e CUIDOU dele”, são as palavras da Parábola do Bom Samaritano, contadas por Jesus.

Leitor 2: Em comunhão com a Igreja e a Campanha da Fraternidade, a nossa Novena a Santa Paulina tem como tema:

Todos: “Santa Paulina: toda de Deus e toda dos irmãos!”

Leitor 3: Recordando o gesto do Bom Samaritano, e o lema da Campanha da Fraternidade, podemos afirmar:

Todos: “Santa Paulina também VIU, SENTIU compaixão e CUIDOU”, concretizando os ensinamentos e exemplos de Jesus.

Leitor 4: Durante nossa Novena, recordaremos Santa Paulina, mulher de misericórdia e compaixão que sempre percebia as pessoas que sofriam, sentia compaixão e cuidava delas, com amor. A verdadeira e principal identidade da Igreja, é ser presença profética e comprometida com os mais sofridos, injustiçados e excluídos da sociedade.

Todos:  Igreja somos todos nós que assumimos o nosso Batismo!

Animador(a): Escutemos o bonito fato da vida de Amábile, hoje, Santa Paulina. Deixemos que essa bela história nos inspire e nos incentive a cultivar no nosso coração, um grande amor às pessoas enfermas.

 

CONHECENDO A VIDA DE SANTA PAULINA

Leitor 1: Era o ano 1890. Uma mulher veio de Salto, região de Nova Trento/SC, visitar sua filha, em Vígolo. Longa caminhada, de uns doze quilômetros a pé. Cheia de dores, não conseguiu retornar. Era câncer já em estado avançado. Não conseguia sequer ficar em pé. A filha e sua família não tinham condições de oferecer-lhe os cuidados necessários. A casa ficava bem próxima da estrada entre Vígolo e Nova Trento. Em suas visitas aos enfermos de Vígolo, Amábile deparou com tamanho sofrimento. Viu, naquela senhora, de nome Ângela Viviane, o próprio Jesus. Sentiu compaixão.

Leitor 2: Procurou sua grande amiga Virgínia. As duas conversaram, rezaram e planejaram como fazer. Os vizinhos diziam: “Amábile e Virgínia poderiam cuidar dessa senhora!” Mas elas tinham suas famílias. Como fazer? Um senhor, de nome Benjamin Galotti, doou um pequeno casebre, à beira do riacho. Foi ali o lugar do cuidado, do amor sem medida, do sacrifício… apenas um pequeno casebre. Mais nada. As duas jovens deixam suas famílias. Com a ajuda do senhor Napoleone e o jovem Luiz, pai e irmão de Amábile, colocaram aquela senhora doente em um carro de bois e seguiram, silenciosamente, em direção ao pequeno casebre. Em meio ao mato, um estreito caminho.  Era o dia 09 de julho, numa fria tarde de sábado, num rigoroso inverno de 1890.

Leitor 3: Durante vários meses, Amábile com sua amiga Virgínia dedicaram-se totalmente aos cuidados de dona Ângela. Para aquela senhora enferma, foi uma verdadeira experiência do amor, ternura e misericórdia de Deus até chegar o dia de seu falecimento.

Tal qual o Samaritano, que cuidou de um homem estranho e ferido, da parábola contada por Jesus, podemos afirmar que Santa Paulina também VIU, SENTIU COMPAIXÃO e CUIDOU dela. Sem que Amábile percebesse, com esse fato, estava nascendo a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. São 130 anos de História e presença!

Todos: São 130 anos de História e presença!

(Silêncio meditativo).

 

A PALAVRA DE DEUS ILUMINA

Animador(a): A Palavra de Deus ilumina essa história e a nossa vida. Aclamemos e escutemos o Evangelho:

Canto: “Bendita, bendita, bendita a Palavra do Senhor. Bendito, bendito, bendito quem a vive com amor!”

Anúncio: O Bom Samaritano – Lc 10,30-37.

 

VAMOS MEDITAR

1 – Quais as semelhanças entre a história e o Evangelho que ouvimos?

2 – O exemplo do Bom Samaritano e de Santa Paulina nos ajudam em quais situações de nossa realidade?

 

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2020

Leitor 1: Deus, nosso Pai, fonte da vida e princípio do bem viver, criastes o ser humano e lhe confiastes o mundo como um jardim a ser cultivado com amor. Dai-nos um coração acolhedor para assumir a vida como dom e compromisso.

Leitor 2: Abri nossos olhos para ver as necessidades dos nossos irmãos e irmãs, sobretudo dos mais pobres e marginalizados. Ensinai-nos a sentir verdadeira compaixão expressa no cuidado fraterno, próprio de quem reconhece no próximo o rosto do vosso Filho.

Leitor 3: Inspirai-nos palavras e ações para sermos construtores de uma nova sociedade, reconciliada no amor. Dai-nos a graça de vivermos em comunidades eclesiais missionárias, que, compadecidas, vejam, se aproximem e cuidem daqueles que sofrem, a exemplo de Maria, a Senhora da Conceição Aparecida e de Santa Dulce dos Pobres, Anjo Bom do Brasil. Por Jesus, o Filho amado, no Espírito, Senhor que dá a vida. Amém!

 

ORAÇÃO A SANTA PAULINA

Ó Santa Paulina, que puseste toda confiança no Pai e em Jesus e que, inspirada por Maria, decidiste ajudar o povo sofrido, nós te confiamos a Igreja que tanto amas, nossas vidas, nossas famílias, a Vida Consagrada e todo Povo de Deus.

(Silêncio – pedir a graça desejada).

Santa Paulina, intercede por nós, junto a Jesus, a fim de que tenhamos a coragem de lutar sempre, na conquista de um mundo mais humano, justo e fraterno. Amém.

 

GESTO CONCRETO do 1º dia: Escolher e vivenciar uma atitude para evitar o câncer; gestos de solidariedade e apoio a quem está em tratamento; ver nomes dessas pessoas para visitar ou enviar mensagens.

 

Animador(a): Irmãos e irmãs, levemos em nosso coração, a mensagem desse primeiro dia da Novena. Agradecemos a presença de todos. A bênção de Deus nos acompanhe e brilhe em nós a Luz da Trindade Santa:

Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

Canto: Santa Madre Paulina, rogai por nós;

olhai os filhos e filhas, que clamam a vós (2x)

Um dia em sonho Paulina escutou, / a voz de Maria a lhe falar:

“É meu desejo: começa uma obra, / para meu filho irás trabalhar.