Acesse o Portal CIIC

3º DIA – 2 de julho / Quinta-feira

Santa Paulina: Mulher da Compaixão e do Cuidado.

 

Animador(a): Boas-vindas a todos e todas! Estamos reunidos em nome da Trindade Santa que mora em nós:

Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Animador(a): Invoquemos a Luz de Deus sobre nós, nesse 3º dia da Novena, cantando:

Mantra: “Vem, Espírito Santo, vem, vem iluminar (bis).

A nossa vida, vem, iluminar. Nossa novena, vem, iluminar.

Nosso colégio, vem, iluminar. Nossas famílias vêm, iluminar

Animador(a): Recordemos o tema e lema da Novena de Santa Paulina, desse ano:

Todos: “Santa Paulina: toda de Deus e toda dos irmãos e irmãs” – “Ela também VIU, SENTIU compaixão e CUIDOU”.

Animador(a): Vamos rezar nosso terceiro dia com esse tema:

Todos:  Santa Paulina: Mulher da Compaixão e do Cuidado.

Animador(a): Estamos em comunhão e compromisso com a Igreja e a Campanha da Fraternidade desse ano, iluminada pela Parábola do Bom Samaritano, com o tema e lema:

Todos: “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” – “Ele VIU, SENTIU compaixão e CUIDOU dele”.

Animador(a): Cada um de nós é convidado a percorrer, em pensamento, os caminhos de Santa Paulina, e, com o olhar do coração, contemplar as pessoas com as quais ela encontrou, olhou, escutou e cuidou.

(Instantes de silêncio).

 

CONHECENDO A HISTÓRIA DE SANTA PAULINA

Leitor 1: Façamos silêncio em nosso coração. Podemos fechar os nossos olhos e visualizar mentalmente a história de Santa Paulina que ouviremos:  aquele Bom Samaritano da história, contada por Jesus, era estrangeiro e caminhava por aquelas estradas de Jericó. Foi numa de suas andanças que ele VIU o homem caído, machucado, sem ninguém para socorrê-lo. SENTIU compaixão e CUIDOU dele.

Santa Paulina também VIU que dona Ângela Viviane estava “caída” em suas feridas e dores. SENTIU compaixão e cuidou dela. E CUIDOU até o fim. Depois, Santa Paulina foi do casebre para Nova Trento. Lá, VIU pessoas sofrendo, SENTIU compaixão e CUIDOU delas. De Nova Trento, foi para São Paulo, em 1903.

Seu pai, senhor Napoleone Visintainer, levou-a, de carroça, até o Porto de Itajaí, numa distância de uns sessenta quilômetros. Do Porto de Itajaí a Santos, ela foi de navio. De Santos a São Paulo, chegou de trem.  Viagem longa e cansativa, com duração de cinco dias.

Em São Paulo, seu OLHAR voltou-se aos vários caminhos e estradas daquele lugar, no alto da Colina, do Bairro Ipiranga. Por todo lado, havia gente sofrendo. Eram ex-escravos abandonados à própria sorte. Filhos de ex-escravos, crianças órfãs, pessoas doentes… Santa Paulina VIA, SENTIA compaixão e CUIDAVA. Acolhia a todos como se fossem de seu próprio sangue. Essas pessoas foram geradas no seu coração amoroso.

Animador(a): O OLHAR de Santa Paulina era carregado de sentimentos de compaixão, e seu agir, de cuidado cheio de ternura.

Todos: “Santa Paulina, mulher toda de Deus e toda dos irmãos e irmãs! Que saibamos VER, SENTIR compaixão e CUIDAR dos enfermos e pessoas que também sofrem “às margens” de nossos caminhos.

Animador(a): Como Jesus, Madre Paulina tinha grande desejo de que as pessoas tivessem vida mais digna e plena, e tudo fazia para isso. Sabia o quanto uma palavra e um gesto amoroso poderiam fazer grande bem. (Silêncio meditativo).

 

A PALAVRA DE DEUS ILUMINA

Animador(a): Escutemos e acolhamos e a Palavra de Deus que iluminou Santa Paulina e nos ilumina na realidade em que vivemos. Cantemos para acolher essa Palavra de vida:

Canto: “Pela Palavra de Deus saberemos por onde andar. Ela é vida e verdade, precisamos acreditar.

  1. Cristo me chama. Ele é Pastor. Sabe meu nome. Fala, Senhor” (bis).

Anúncio: “Eu sou o Bom Pastor” – João 10,14-16.

 

VAMOS MEDITAR:

1 – O que mais tocou seu coração na história de Santa Paulina?

2 – Qual a semelhança entre a vida de Santa Paulina e a de Jesus?

 

PRECES…

Animador(a): Santa Paulina, tu que caminhaste pelos mais diversos caminhos, e sempre deparaste com pessoas sofridas que precisavam de ajuda.

Com teu OLHAR amoroso, teu SENTIMENTO de compaixão e teu CUIDADO cheio de bondade, foste sinal da presença de Deus aos que precisavam de conforto e a ternura do teu coração.

Interceda, também pelas pessoas que, em seus serviços e profissões, estão a serviço do próximo, nas inúmeras realidades, especialmente as que cuidam de crianças, enfermos e idosos. Intercede por todos os educadores e colaboradores que trabalham nos colégios. Agradecemos, Santa Paulina, tua presença de mediadora a milhares de devotos teus, que te suplicam e também te agradecem. Amém.

Todos: Santa Paulina, roga por nós!

 

ORAÇÃO A SANTA PAULINA

Ó Santa Paulina, que puseste toda confiança no Pai e em Jesus e que, inspirada por Maria, decidiste ajudar o povo sofrido, nós te confiamos a Igreja que tanto amas, nossas vidas, nossas famílias, a Vida Consagrada e todo Povo de Deus.

(Silêncio – pedir a graça desejada).

Santa Paulina, intercede por nós, junto a Jesus, a fim de que tenhamos a coragem de lutar sempre, na conquista de um mundo mais humano, justo e fraterno. Amém.

Pai-Nosso – Ave-Maria – Glória ao Pai.

 

GESTO CONCRETO do 3º dia: Reconhecer as pessoas que foram e são sinais da presença de Deus na minha vida e agradecer. Pensar: para quais pessoas já fui e continuo sendo sinal da presença do Bom Pastor, assim como foi Santa Paulina? Expressar gratidão a Deus.

 

Animador(a): Oremos juntos:

Todos: Deus, Pai e Mãe de bondade, nós vos pedimos a Bênção da Paz, da união, da alegria, da saúde e tudo que nossos corações precisam. Pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, São José e Santa Paulina, derrame sobre nós a vossa bênção: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Animador(a): Cantemos a Maria, companheira constante na vida de Santa Paulina e nossa.

Canto: Pelas estradas da vida, nunca sozinho estás. Contigo pelo caminho Santa Maria vai.

Ref.: Ó vem conosco vem caminhar, Santa Maria vem (2x).