Acesse o Portal CIIC

6º DIA – 7 de julho / Terça-feira

Santa Paulina: Amor e cuidado sem fronteiras

 

Animador(a): Chegamos ao 6º dia de nossa Novena. Invoquemos a Trindade Santa:

Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Animador(a): A cada dia conhecemos ou recordamos um pouco mais da vida e missão dessa Mulher que foi, e continua sendo:

Todos: “Toda de Deus e toda dos irmãos e irmãs!”

Canto: Toda de Deus e toda dos irmãos. Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=Etiuc7awhYQ

Animador(a): Santa Paulina sempre foi uma mulher do cuidado e grande missionária! Por onde andou, sempre cuidou de pessoas em situações de sofrimento. Sua trajetória missionária foi extensa e intensa. Seu olhar, sempre de amor. Seu coração, sempre cheio da mais verdadeira misericórdia. Seus braços, sempre estendidos a quem necessitava.

Todos: Em Aparecida/SP, fundou um Lar para Idosos, o qual, até hoje, cuida de pessoas idosas e tem a presença de Irmãzinhas.

Leitor 1: Antes de morrer, Santa Paulina sentiu grande alegria ao ver as primeiras Irmãzinhas partirem para Mato Grosso, em Missão. Foi em abril de 1934. Viagem difícil, estrada de chão… dezessete dias de São Paulo até Cuiabá! (Breve silêncio). Santa Paulina faleceu em 1942, mas sua presença missionária continua pelas suas seguidoras: Irmãzinhas missionárias presentes em vários Estados e países.

Animador(a): Vamos recordar quais Estados brasileiros, por região, onde Santa Paulina está presente, através de suas seguidoras, as Irmãzinhas da Imaculada Conceição:

– Região Nordeste: Bahia, Ceará e Piauí;

– Região Norte: Acre, Rondônia, Tocantins, e, em breve, iremos também para o Amapá;

– Região Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul;

– Região Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo;

– Região Sul: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina.

Todos: Fiquemos em comunhão e preces pelas Irmãzinhas presentes nesses Estados. Somos parte desse povo.

Animador(a): Além da presença de Irmãzinhas nos Estados brasileiros, estão também, em diversos Continentes e países: No continente europeu, as Irmãzinhas estão na Itália, em Vígollo Vattaro, região de Trento, onde Santa Paulina nasceu. Na América Central, nos países de Nicarágua, Guatemala e El Salvador. Na África, nos países de Moçambique, Chade e Cameroum. Na América do Sul, além do Brasil, estão na Argentina, Bolívia, Chile e Peru.

Todos: O novo e importante passo: as Irmãzinhas partirão para as Filipinas, na Ásia.

Animador(a): A missão das Irmãzinhas está em profunda comunhão com a Igreja, e em sintonia com os apelos do Papa Francisco que afirmou:

Todos:Prefiro uma Igreja acidentada, ferida, enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças”.

 

CONHECENDO A VIDA DE SANTA PAULINA

Leitor 1: Quando deposta de Superiora Geral, por uma autoridade da Igreja, em agosto de 1909, Santa Paulina poderia desistir de tudo, com a humilhação e injustiça sofridas. Mas, mesmo sofrendo, e, em lágrimas, declarou: “O que eu desejo é que Nosso Senhor seja conhecido, amado e adorado por todos, em todo o mundo”. Seu desejo era de ser apenas instrumento da obra de Deus. Por isso é que ela costumava dizer: “Quero ser a última de todas, contanto que a Congregação vá adiante”. E, assim, ela seguiu em frente. Viveu sua vida na humildade e no escondimento durante vinte e quatro anos, somente fazendo o bem a quem precisasse.

As Irmãzinhas estão presentes em Casas de apoio, Centros de Terapias, Hospitais, Lar de Idosos, Casas de Formação, Centros Educacionais, Escolas diversas, Santuário Santa Paulina, Projetos Intercongregacionais, Assessoria, e Formação de lideranças Pastorais, nas Paróquias e Dioceses. Nas mais diversas realidades, buscam ser um sinal da presença de Jesus junto às pessoas, especialmente as mais sofridas.

Cada Irmãzinha consagra sua vida a Deus como resposta ao chamado que recebeu Dele, conforme o Carisma deixado por Santa Paulina. Ela realizou muitas saídas missionárias. E nós? Como podemos viver melhor a dimensão missionária na família, trabalho, comunidade? (Silêncio meditativo).

 

A PALAVRA DE DEUS ILUMINA

Animador(a): Aclamemos, acolhamos e escutemos a Palavra de Deus que será proclamada.

Canto: Eis-me aqui, Senhor. Eis-me aqui, Senhor. Pra fazer tua vontade, pra viver do teu amor, pra fazer tua vontade, pra viver do teu amor. Eis-me aqui, Senhor.

Anúncio: Jesus chama seus discípulos – Lc 10,1-6.

 

VAMOS MEDITAR

1 – O que você considerou mais importante na novena e história de hoje?

2 – Qual a mensagem de Jesus para todos nós, que também somos chamados/as a ser missionários/as?

Animador(a): Rezemos a Oração do Ano Missionário Extraordinário, que celebramos em 2019, na intenção de todas as Irmãzinhas presentes nos mais diversos lugares e países, e por todos nós, cristãos batizados, e por toda humanidade.

Leitor 2: “Pai Nosso, o Teu Filho Unigênito Jesus Cristo, ressuscitou de entre os mortos, confiou aos seus discípulos: “Ide e fazei discípulos todos os povos”. Recorda-nos que, pelo batismo, nos tornamos participantes da missão da Igreja. Pelos dons do Espírito Santo, concede-nos a graça de sermos testemunhas do Evangelho, corajosos e vigilantes, para que a missão confiada a Igreja, ainda longe de estar realizada, encontre novas e eficazes expressões que levam vida e luz ao mundo.

Todos: Ajuda-nos, Pai Santo, a fazer com que todos os povos possam encontrar-se com o amor e a misericórdia de Jesus Cristo. Ele, que é Deus conosco, e vive e reina na unidade do Espírito Santo, agora e para sempre. Amém”.

 

ORAÇÃO A SANTA PAULINA

Ó Santa Paulina, que puseste toda confiança no Pai e em Jesus e que, inspirada por Maria, decidiste ajudar o povo sofrido, nós te confiamos a Igreja que tanto amas, nossas vidas, nossas famílias, a Vida Consagrada e todo Povo de Deus.

(Silêncio – pedir a graça desejada).

Santa Paulina, intercede por nós, junto a Jesus, a fim de que tenhamos a coragem de lutar sempre, na conquista de um mundo mais humano, justo e fraterno. Amém.

Pai-Nosso – Ave-Maria – Glória ao Pai.

 

GESTO CONCRETO do 6º dia: Rezar o terço, individual ou em família, pelas Irmãzinhas presentes nos diversos Estados e países (ou outra forma de oração que achar mais apropriada). Enviar uma mensagem a uma das comunidades, se possível.

(Poderia ser uma atividade do Ensino Fundamental: Anos Iniciais (4º e 5º Ano), do Ensino Fundamental: Anos Finais (6º e 7º Ano); na disciplina de Português ou Ensino Religioso Escolar).

 

Animador(a): Demos graças ao Deus da vida pela sua presença amorosa no meio de nós! Sintamos as Bênçãos da Trindade Santa que faz morada em nós:

Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Peçamos a bênção e a proteção de Maria, mãe de Jesus e nossa querida Mãe:

Canto: “Dá-nos a bênção, ó Mãe querida, Nossa Senhora Aparecida” (Bis).