Acesse o Portal CIIC

Santuário Santa Paulina: um pouco da história…

 

Animador(a): Com as bênçãos de Deus estamos reunidos para o 7º dia da nossa novena. Desejamos boas-vindas a todos!

Mantra: Te amarei Senhor! Te amarei, Senhor. Eu só encontro a paz e a alegria bem perto de ti (Bis)!

Animador(a): A Trindade Santa presente na criação e em todo o universo, faz morada em nós. Com reverência iniciemos:

Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitor 1: Santa Paulina deixou-nos um importante legado com seus exemplos e testemunho. Vinte anos após sua morte, deu-se o início ao processo de sua beatificação e canonização, trabalho coordenado por Irmã Célia Cadorin. Madre Paulina foi beatificada no dia 18 de outubro de 1991, em Florianópolis, SC; e canonizada no dia 19 de maio de 2002, em Roma. As duas celebrações foram presididas pelo Papa São João Paulo II. Reconhecida pela Igreja pela sua vida de santidade, Santa Paulina continua com sua intercessão consolando muitos corações feridos e aliviando muitas dores.

 

CONHECENDO UM POUCO DO SANTUÁRIO SANTA PAULINA

Leitor 2: O casebre foi o primeiro Santuário. Desde sua beatificação, em outubro de 1991, Santa Paulina tomou conta do coração de muitos devotos.  Milhares de pessoas vinham a esse lugar para rezar, pedir graças e agradecer! E não havia lugar para acolher tantos peregrinos! E a cada dia o fluxo de pessoas só aumentava e a infraestrutura tornou-se uma exigência básica.  Não tinha nenhuma lanchonete, nenhum lugar para descanso, etc. Mas, a cada dia, principalmente, nos finais de semana, eram muitos ônibus que chegavam.

Leitor 3: As Irmãs que aqui moravam, duas das quais já estão no céu, Irmã Maria Monfort (Gentile Beber) e Irmã Ilze Mees, quase nem dormiam de tanta preocupação. Como Santa Paulina, se preocupavam com a multidão que chegava e preparavam o que podiam para bem acolher a todos. Essas foram as principais idealizadoras do projeto que hoje é o Santuário Santa Paulina! Sobre essas Irmãs, Irmã Lígia expressou: “Elas eram as velas acesas. E nós, demais Irmãs, não deixávamos que essas velas se apagassem!”

Leitor 3: No Capítulo Geral da Congregação, do ano de 2002, ficou decidido iniciar as obras do Santuário. Em outubro de 2003, teve início as obras de terraplenagem. O Santuário foi construído em 924 dias, sem nenhum acidente, sendo dedicado à Santa Paulina no dia 22 de janeiro de 2006. Tudo isso aconteceu por causa daquela COLONINHA que aqui viveu e testemunhou os ensinamentos de Jesus, em cada palavra e gesto de amor!

Leitor 4: São muitos os lugares históricos: casebre, moinho, Igreja Nossa Senhora de Lourdes… uma natureza com oxigênio 100% puro, além de uma energia que vem de Deus, porque aqui, neste chão, Santa Paulina viveu e caminhou. O que mais ouvimos das pessoas que aqui vêm, é: “Aqui a gente sente verdadeira paz e a presença de Deus!” O Santuário nasceu da fé e devoção do povo. São muitas pessoas que vêm aqui somente para agradecer graças recebidas de Deus pela intercessão de Santa Paulina! Uma grande missão e compromisso do Santuário: acolher bem os peregrinos que aqui chegam. A rampa que liga o Casebre ao Santuário, simboliza a ligação do antigo ao novo. Ao longo desses 14 anos, milhares de peregrinos passaram e passam por aqui. Vêm em busca de um lugar silencioso, de encontro com Deus e os irmãos, e, também, conhecer melhor a vida de Santa Paulina. São muitas histórias de súplicas e ação de graças!

Todos: As pessoas se encantam com a beleza, a simplicidade e a paz que lá experimentam. O Santuário Santa Paulina foi construído com muita mística e a mais profunda Espiritualidade.

(Silêncio meditativo).

 

A PALAVRA DE DEUS ILUMINA

Animador(a): Escutemos a Palavra de Deus, palavra que sempre orientou a vida de Santa Paulina e orienta a nossa também.

Canto: “Pela Palavra de Deus saberemos por onde andar. Ela é vida e verdade precisamos acreditar. Cristo me chama, Ele é Pastor. Sabe meu nome, fala, Senhor!” (Bis).

Anúncio: “O Espírito de Deus está sobre Mim” – Lc 4, 16-22.

 

VAMOS MEDITAR

1 – O que você achou mais importante sobre o Santuário Santa Paulina?

2 – A Palavra de Deus foi o centro da vida de Santa Paulina. Também no Santuário dela, o centro é a Pessoa de Jesus. Comente sobre essa Palavra de Deus que ouvimos.

 

PRECES

Animador(a): Façamos nossas preces, com confiança, lembrando a mensagem de Santa Paulina:

Leitor 1: Pelos peregrinos e devotos de Santa Paulina para que continuem sendo corajosos e fieis diante das provações, dificuldades e sintam a sua intercessão, rezemos:

Todos: Senhor, atendei a nossa prece!

Leitor 2: Pelas pessoas que vêm ao Santuário e fazem suas súplicas a Deus, pela intercessão de Santa Paulina, tenham a força da fé, da coragem, da esperança e cresçam na comunhão com o Papa Francisco e Igreja, rezemos:

Todos: Senhor, atendei a nossa prece!

Leitor 3: Pelo nosso Papa Francisco, pela Igreja, pelas Pastorais que estão a Serviço e defesa da vida e pelo nosso grupo de novena, rezemos:

Todos: Senhor, atendei a nossa prece!

Leitor 4: Por toda a nossa comunidade educativa, para que continuemos cultivando a sensibilidade, a humildade e o serviço à vida, virtudes do cotidiano da vida de Santa Paulina, através do nosso testemunho enquanto estudantes, educadores, famílias, religiosas e fieis devotos, rezemos:

Todos: Senhor, atendei a nossa prece!

 

ORAÇÃO A SANTA PAULINA

Ó Santa Paulina, que puseste toda confiança no Pai e em Jesus e que, inspirada por Maria, decidiste ajudar o povo sofrido, nós te confiamos a Igreja que tanto amas, nossas vidas, nossas famílias, a Vida Consagrada e todo Povo de Deus.

(Silêncio – pedir a graça desejada).

Santa Paulina, intercede por nós, junto a Jesus, a fim de que tenhamos a coragem de lutar sempre, na conquista de um mundo mais humano, justo e fraterno. Amém.

Pai-Nosso – Ave-Maria – Glória ao Pai.

 

GESTO CONCRETO do 7º dia: Reler e rezar o Evangelho da novena de hoje e transmitir a mensagem a outras pessoas; acompanhar e compartilhar as mensagens do Santuário Santa Paulina pelas Redes Sociais; ouvir os programas “A Voz do Santuário” por meio de diversas emissoras de Rádio.

 

Animador(a): Fiquemos em comunhão com todos os peregrinos, devotos e devotas de Santa Paulina:

Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Canto: “Santa Madre Paulina, rogai por nós”. Acesse o link:

https://www.youtube.com/watch?v=XhKAn7sJkD8