Acesse o Portal CIIC

9º DIA – 10 de julho / Sexta-feira

Santa Paulina na vida de seus devotos e peregrinos.

 

Animador(a): Iniciemos o último dia da novena de Santa Paulina, invocando a Trindade Santa que mora em nós:

Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Animador(a): Recordemos a vida e a peregrinação feita por Santa Paulina nos mais diversos e difíceis caminhos por ela percorridos e seus inúmeros gestos de Ver, Sentir Compaixão e Cuidados, tal como o Bom Samaritano (Lc 10,33-34).

Todos: Santa Paulina, agradecemos seu testemunho de ternura, fortaleza e amor.

Animador(a): São milhares de peregrinos que vêm ao Santuário, berço de sua encantadora história!  Santa Paulina foi e é a grande peregrina do Casebre para o mundo. E seus devotos são peregrinos do mundo para o casebre. O Santuário reconhece a missão bonita de todos os coordenadores/as de peregrinações. Os devotos e peregrinos vêm por todos os meios: ônibus, carros, cavalos, motos, bicicletas… Todos testemunham, do seu jeito, a confiança em Deus por meio de Santa Paulina.

Leitor 1: O povo vem rezar, fazer suas súplicas e agradecer a Deus. São muitas graças recebidas de Deus pela intercessão de Santa Paulina. Hoje lembraremos os peregrinos que vêm a pé.

Leitor 2: Foi Irmã Maria Adelina da Cunha quem iniciou e motivou os primeiros grupos de peregrinos ao Santuário. Vieram de Itajaí/SC, especificamente do Colégio São José, lugar da chegada de Santa Paulina ao Brasil. O primeiro, veio ainda em 2002, quando nem existia o Santuário. Dessa iniciativa, muitos outros grupos se formaram e continuam vindo ao Santuário.

Animador(a): Cantemos pedindo a Deus que Ele faça morada sempre no Santuário de nosso coração. Entoemos:

Refr: “Senhor, quem entrará no Santuário pra te louvar? (Bis)

  1. Quem tem as mãos limpas e um coração puro, / quem não é vaidoso e sabe amar” (Bis).

 

CONHECENDO OS DEVOTOS E PEREGRINOS DE SANTA PAULINA

Animador(a): “Do casebre para o mundo”, essa frase encontra-se no Casebre, para onde Santa Paulina peregrinou de sua casa para cuidar de uma senhora com câncer. Hoje, visitado por milhares de peregrinos, do Brasil e do mundo.

São diversas manifestações de carinho, devoção para com nossa intercessora. Uma delas, as peregrinações a pé. São grupos grandes, médios, pequenos, ou até de pessoas que vêm sozinhas.

Leitor 1: Ver essas pessoas chegando, com suas roupas encharcadas de suor, seus pés, às vezes machucados, algumas com os tênis já danificados, mochilas às costas, intenções das pessoas que pedem. São olhares cansados, mas emocionados pela chegada, porque conseguiram superar seus limites. Escutar suas motivações, histórias, experiências, súplicas, ação de graças… não tem preço!

Leitor 2: Numa manhã chegaram três senhores. Caminharam uns quarenta quilômetros até ao Santuário.  Um disse: “Saímos à noite e andamos até agora. Tomamos muita chuva, mas é uma promessa: Minha mãe teve problemas nas pernas. Foi preciso amputar. Mas eu prometi que se ela sarasse eu viria a pé até aqui. Ela não sarou, está na cadeira de rodas, mas eu vim agradecer porque ela está viva! Eu vinha sozinho, mas esses dois amigos vieram comigo de companhia”.

Leitor 3: Há um grupo só de homens que vem há sete anos. Iniciaram com três e já conta com mais de vinte. Assim, o coordenador, se expressou: “A mochila é pesada. Trazemos barraca, saco para dormir, uma muda de roupa, água…  Quando as pessoas ficam sabendo, muitas nos entregam pedidos, fotos, objetos e nos pedem para trazer a Santa Paulina. Isso aumenta ainda mais o peso, mas trazemos com gosto. São muitas subidas. Às vezes é preciso apoiar e empurrar quem não está conseguindo! Esse caminho de quase setenta quilômetros é uma verdadeira experiência de fé, penitência e solidariedade.”

Leitor 4: Um grupo de quase trinta pessoas, entre mulheres e homens, veio pela primeira vez em 2017. Às margens do caminho, em meio a um monte de lixo encontraram uma imagem do Sagrado Coração de Jesus! Sentiram-se “marcados” e muito forte a presença de Deus nesse sinal!  A imagem passou a fazer parte da peregrinação. Também na cidade de onde vieram essa imagem passa nas famílias. Tornou-se um símbolo do grupo. Essas pessoas costumam trazer sementes diversas e as semeiam pelo caminho. São quase 250 quilômetros e o grupo caminha de 23 a 33 km por dia.

Animador(a): Há muitos outros grupos e testemunhos de solidariedade, fé, amizade e comunhão! São experiências carregadas da mais profunda espiritualidade! O Santuário acolhe a todos os devotos e peregrinos com imenso carinho.

Irmãs e irmãos, fiquemos em silêncio… Deixemos que Santa Paulina toque nosso coração com as experiências de seus peregrinos que percorrem longas distâncias para chegarem ao “Chão Sagrado” onde ela viveu e peregrinou fazendo somente o bem!

(Silêncio meditativo).

 

A PALAVRA DE DEUS ILUMINA

Animador(a): Ouçamos a Palavra de Deus, que “É lâmpada para meus pés e luz para o meu caminho!” (Salmo 119, 105).

Anúncio: “Eu te dou Graças, Senhor do céu e da terra” – Mt 11,25-30.

 

VAMOS MEDITAR

1 – Expresse o que você sentiu com as experiências dos peregrinos de Santa Paulina.

2 – Qual a mensagem da Palavra de Deus para nossa vida nesse último dia da novena?

 

ORAÇÃO A SANTA PAULINA

Ó Santa Paulina, que puseste toda confiança no Pai e em Jesus e que, inspirada por Maria, decidiste ajudar o povo sofrido, nós te confiamos a Igreja que tanto amas, nossas vidas, nossas famílias, a Vida Consagrada e todo Povo de Deus.

(Silêncio – pedir a graça desejada).

Santa Paulina, intercede por nós, junto a Jesus, a fim de que tenhamos a coragem de lutar sempre, na conquista de um mundo mais humano, justo e fraterno. Amém.

Pai-Nosso – Ave-Maria – Glória ao Pai.

 

GESTO CONCRETO do 9º dia: Organizar e realizar uma peregrinação com Santa Paulina, na sua cidade ou bairro. (Trazer presente a história de Santa Paulina, intenções e preces de todos que precisam e pela Paz no mundo). Esse gesto simboliza a sintonia com os vários grupos de peregrinos que vêm ao Santuário.

 

Animador(a): Nossa ação de graças pela vida de Santa Paulina. Nós a conhecemos melhor durante esses dias e, com alegria celebramos a sua Festa Litúrgica no dia 09 de julho. E, neste domingo, dia 12 de julho, celebramos 130 anos da fundação da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. No amor da Trindade Santa, continuemos em comunhão:

Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

(Coordenação da Pastoral Escolar e a Direção do Colégio São José agradece a participação todos na celebração da Novena a Santa Paulina).

Cântico: Testamento de Santa Paulina. Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=bW-D2US9-Ek