Acesse o Portal CIIC

Trilha formativa: Guerras ao longo da História 

Oficina: Guerras na Idade Antiga  

Professor(a): Monique Bilk 

Pré-requisito: Não há 

Ementa: Desde os mais remotos registros que temos sobre a presença humana na Terra, a hostilidade e os conflitos violentos sempre estiveram presentes. Há muitas teses de antropólogos e sociólogos que defendem que a própria origem do ser humano tem um fundamento violento (as teses de René Girard são um exemplo). Pois bem, a história da humanidade, partindo desse princípio, pode ser contada por intermédio das guerras. As Guerras se desenvolveram através dos tempos atreladas a organização das civilizações e dos Estados Nacionais. 

Os alunos do itinerário de Guerras terão a oportunidade de conhecer (revisitar) as diferenças entre os conceitos de Revolução, Revolta, Guerra e Guerrilha. Terão também uma visão direta sobre as mudanças geográficas, políticas, sociais, culturais, ideológicas e econômicas que uma guerra traz. 

Nesta trilha formativa abordaremos as principais guerras da Idade Antiga, sendo elas: Guerras Médicas, Guerra do Peloponeso, Guerras Púnicas. 

 

Trilha formativa: Patrimonio cultural e sociedade 

Oficina: Conceitos, culturas e memória 

Professor(a): Monique Bilk 

Pré-requisito: Não há 

Ementa: Segundo o IPHAN “Patrimônio cultural é composto por monumentos, conjuntos de construções e sítios arqueológicos, de fundamental importância para a memória, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas. Quando um elemento cultural é considerado patrimônio histórico-cultural por algum órgão ou entidade especializado no assunto, dizemos que ele foi “tombado” como patrimônio. Podem ser bens considerados patrimônio histórico-cultural: obras de artes plásticas (pinturas, esculturas, ilustrações, tapeçarias e artefatos artísticos históricos em geral); construções e conjuntos arquitetônicos (cidades, casas, palácios, cemitérios, casarões, jardins, monumentos); festas e festividades; músicas; elementos culinários, entre outros representantes das diversas culturas ainda existentes ou que já existiram no mundo.” 

Nesta trilha, os alunos irão identificar o conceito de memória em diferentes campos do saber e compreender a relação entre memória, identidade e cultura. 

    

Trilha formativa: Direito e Cidadania 

Oficina: Direito e Cidadania 

Professor(a): Gabriel Tannus e Vandelino Tessaro Sobrinho 

Pré-requisito: Não há 

Ementa: O exercício da Cidadania plena demanda uma postura ética e crítica ao funcionamento dos processos legais e de como, no âmbito dos Estados e na relação entre Estados, os interesses políticos e econômicos apresentam-se. A formação de um cidadão participativo exige, portanto, um conjunto de conhecimentos, competências e habilidades relacionados ao debate das questões coletivas da comunidade e do país. Na Trilha Direito e Cidadania, o estudante aprofundará os estudos sobre os fundamentos do Direito e a organização das instituições de Estado, conhecendo e debatendo os processos legislativos da democracia no Brasil e no Mundo. Também terá contato com noções filosófica e sociológicas como fundamento do direito e da cidadania. 

 

Trilha formativa: Especialidades do Direito 

Oficina: Direito Penal II 

Professor(a): Gabriel Tannus 

Pré-requisito: Especialidades do Direito – Direito Penal I 

Ementa: O Direito é um instrumento formal que as sociedades estabelecem para balizar as relações sociais e direcioná-las para a construção da coesão social e da Justiça. Cotidianamente, o sujeito de direitos relaciona-se com várias normas ao assumir papeis sociais de cidadão, consumidor, motorista, paciente, trabalhador ou outro que possa suscitar direitos e deveres. A oficina Especialidades do Direito: Direito Penal II tem por objetivo aproximar o educando da especificidade da área do Direito Penal, preparando para observar criticamente a aplicação das leis e regulações às relações sociais. 

Nesse sentido, serão debatidas a formação e aplicabilidade das leis, normas jurídicas, sistema judiciário, entre outros fundamentais aspectos que se fazem presentes nas mais diversas atividades diárias de todo cidadão. A oficina destina-se a todos os educandos que pretendem aprofundar-se na temática do Direito Penal aplicado ao cotidiano, nas mais diferentes instâncias da vida social, expandindo a consciência acerca do funcionamento do Direito e das relações sociais do ponto de vista da legalidade e da promoção da Justiça. 

 

Trilha formativa: Diálogos Contemporâneos 

Oficina: Geopolítica e Relações Internacionais 

Professor(a): Natália Carolina Prestes Oliveira 

Pré-requisito: Não há 

Ementa: Desde a formação dos Estados Nacionais, as nações diferenciam-se no tabuleiro geopolítico global pela capacidade de projetar poder sobre vastas regiões, muito além dos seus territórios e fronteiras e por diferentes meios. No século XXI, a geopolítica dá seguidas demonstrações de como o choque entre nações podem precipitar uma série de efeitos em várias regiões do globo. Nesses termos, torna-se fundamental compreender como as relações de poder entre as nações se desenvolvem em um mundo cada vez mais interconectado por relações econômicas, políticas e culturais. A proposta da oficina é explorar a discussão sobre as relações internacionais, oportunizando aos educandos o contato com teorias e conceitos que interpretam como as nações constroem as relações de poder a partir da análise de casos concretos da realidade global. Nessa proposta, a oficina abordará a constituição das relações internacionais no sistema interestatal moderno atravessando diferentes ordens mundiais e de poder. De forma dinâmica e crítica, a oficina prepara o estudante para o debate qualificado de questões internacionais que definem o mundo atual e o futuro das nações. 

 

Opções de privacidade