Trilha formativa: Matemática na Modernidade
Oficina: A engenharia na construção de pontes, viadutos e túneis.
Professor(a): Diovana
Pré-requisito: Não há
Ementa: A matemática na modernidade tem desempenhado um papel fundamental na nossa sociedade. O foco do nosso estudo nessa trilha do conhecimento será voltado para as inúmeras ações da Engenharia Civil na construção de pontes e outras estruturas semelhantes. Nesta trilha os educandos terão a possibilidade de vivenciar na prática, através de estudos dirigidos e de mão na massa sobre a presença da Matemática em contextos diversos no campo das construções humanas.
Trilha formativa: Universo dos Números
Oficina: Arquitetura – Designer de interiores
Professor(a): Diovana
Pré-requisito: Não há
Ementa: Os números compõem uma linguagem internacional no qual nos possibilita dialogar, interagir e compreender o mundo e a realidade que nos cerca. Reconhecer o histórico dos números, sua importância que está diretamente ligada ao desenvolvimento humano e utilizá-los em diversos contextos a fim de um objetivo científico e social, norteiam a estrutura desta trilha. A matemática é uma ferramenta essencial no design de interiores, ajudando a criar espaços funcionais e esteticamente agradáveis. Essa oficina, vai levar o educando a explorar o estudo dos números envolvidos em recursos práticos, de modo a deixar a matemática menos abstrato para facilitar a compreensão do objeto de estudo e tendo como base o estudo da Arquitetura voltada para o designer de interiores.
Trilha formativa: Matemática financeira
Oficina: Introdução à Matemática financeira.
Professor(a): Ricardo Galbi
Pré-requisito: Não há
Ementa: Matemática financeira é uma ferramenta indispensável para a tomada de decisões em diversas áreas da vida, desde o planejamento financeiro pessoal até a gestão de grandes empresas. Dominar os conceitos e ferramentas dessa área permite que indivíduos e organizações compreendam o valor do dinheiro ao longo do tempo, avaliem diferentes opções de investimento e tomem decisões mais assertivas em relação a empréstimos, financiamentos e outras operações financeiras. Nesta etapa, o aluno terá a oportunidade de desenvolver habilidades para analisar e interpretar informações financeiras, realizar cálculos de juros simples e compostos, praticar cálculos com relação à empréstimos e financiamento em diversos contextos e compreender conceitos introdutores da área.
Trilha formativa: Lógica Aplicada
Oficina: Lógica com base nas resoluções de problemas
Professor(a): Ricardo Galbi
Pré-requisito: Não há
Ementa: Aristóteles na Antiguidade contribuiu para a estruturação da lógica como objeto de estudo, como ciência. Hoje, a lógica tem diversas classificações e aplicações. A construção de um raciocínio lógico é importante desde a organização de atividades simples, até mesmo as mais complexas. Podemos observar a sua aplicação em testes para aprovação de carta de motorista e na construção de avaliações classificatórias de concursos e processos seletivos como exemplos. É por isso, e pela construção da complexidade do pensamento humano que esta oficina se desenvolverá. A partir dela, o estudante estará disposto a compreender a lógica quantitativa, figurativa, de argumentos e da tabela verdade. Periodicamente, os alunos resolverão questões da OBMEP, da olimpíada da Computação e de outras olimpíadas voltadas ao raciocínio lógico.