Trilha Diálogos Contemporâneos:
Oficina Regionalidades e Cultura Regional Brasileira
Ementa: O Brasil é um país marcado pela diversidade, resultado singular da associação da sua grande extensão territorial com sucessivos processos de ocupação por populações de várias origens. A formação de um mosaico sociocultural único no qual as paisagens naturais dão a base ao uso social e econômico, entrelaçando gentes, culturas, saberes e fazeres diversos resulta em um quadro sócio-histórico e geográfico único. Nesses termos, a valorização das diversidades e culturas regionais é uma tarefa importante para a consolidação da identidade e do sentido de unidade na diversidade que funda o sentido da brasilidade. O objetivo da oficina é proporcionar um caminho de conhecimento e experiência das regionalidades e culturas regionais do Brasil em seus aspectos naturais, econômicos, sociais, culturais e políticos das regiões Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste para que possamos nos (re)conhecer um povo com uma trajetória marcada por contradições, mas também por uma riqueza cultural única.
Oficina Filosofia e Sociologia do Século XXI: Estudos do Pensamento Contemporâneo
Ementa: O mundo contemporâneo fez emergir o paradigma da complexidade: os conhecimentos necessários à resolução dos problemas não comportam mais soluções simplistas, mas exigem o conhecimento de uma trama diversa de questões sociais, ambientais, psicológicas, econômicas e políticas. Assim, a interpretação do mundo no século XXI demandam novas leituras sobre a realidade em que as inspirações teóricas do passado precisam ser constantemente confrontadas pelos elementos do real. Nessa direção, a Filosofia e a Sociologia contemporânea produzem teorias significativas e relevantes para elucidar os caminhos da humanidade. O Objetivo da Oficina Filosofia e Sociologia do Século XXI: Analisar e debater questões contemporâneas e suas implicações, explorando as conexões entre a filosofia e sociologia e as mudanças sociais, científicas e tecnológicas da contemporaneidade.
Trilha: Direito e Cidadania
Oficina Direito no Cotidiano: Práticas em Especialidades do Direito II
Ementa: O Direito é um instrumento formal que as sociedades estabelecem para balizar as relações sociais e direcioná-las para a construção da coesão social e da Justiça. Cotidianamente, o sujeito de direitos relaciona-se com várias normas ao assumir papeis sociais de cidadão, consumidor, motorista, paciente, trabalhador ou outro que possa suscitar direitos e deveres. A oficina Direito no Cotidiano: Práticas em Especialidades do Direito tem por objetivo aproximar o educando das especificidades de cada uma das áreas do Direito, preparando para observar criticamente a aplicação das leis e regulações às relações sociais. Nesse sentido, serão debatidas as esferas do Direito Civil, Administrativo, Comercial, do Consumidor, Empresarial, Criança e Adolescente, Familiar, Imobiliário, Previdenciário, Penal, trabalhista e Tributário entre outros que se fazem presentes nas mais diversas atividades diárias de todo cidadão. A oficina destina-se a todos os educandos que pretendem aprofundar-se nas temáticas do Direito aplicadas ao cotidiano, nas mais diferentes instâncias da vida social, expandindo a consciência acerca do funcionamento do Direito e das relações sociais do ponto de vista da legalidade e da promoção da Justiça.
Trilha: Trabalho e tecnologia.
Oficina Criatividade e Resolução de Problemas
Ementa: É possível desenvolver a criatividade para ser uma ferramenta importante para a resolução de problemas no cotidiano? No mundo de transformações cada vez mais rápidas e radicais, a capacidade criativa ganha uma importância ainda maior frente ao surgimento de diferentes tecnologias que progressivamente povoam o cotidiano e dispensam o ser humano das tarefas repetitivas e programáveis. Somente a capacidade criativa permitirá que a humanidade avance em tantas questões sociais, ambientais e tecnológicas que ainda não possuem solução. A Oficina Criatividade e Resolução de Problemas propõe-se a desenvolver uma experiência de criatividade nas suas diferentes dimensões e voltada para a resolução de problemas da vida cotidiana, das instituições e da sociedade. Expandir o repertório, abrir-se para novas ideias, combinar conhecimentos e coisas, aguçar o olhar atento à realidade e pensar de forma inovadora são elementos que compõem as atividades teórico-práticas da oficina.