O ponto de partida para o desenvolvimento da proposta baseou-se na temática da termodinâmica: condução, convecção e radiação, conteúdo desenvolvido na disciplina de Física. Trata-se dos diferentes métodos da troca de calor com o meio ou matéria. Então, por que não aguçar a curiosidade dos alunos permitindo que eles mesmos criem seus próprios exemplos?
Em resposta à questão, estimulamos os alunos, através de uma aula de campo, a observar, identificar e criar exemplos do dia-a-dia relacionados aos métodos de troca de calor. Após a experimentação, eles redigiram um texto sobre as descobertas, relacionando-as ao que haviam estudado em sala de aula.
A continuação do projeto foi identificar se o conteúdo ministrado era multidisciplinar. De fato, constataram que também as disciplinas de Química e Biologia estudavam conteúdos semelhantes. Foi então que os professores sugeriram a divisão da turma em três grupos, no qual cada grupo ficaria responsável por uma disciplina.
O grupo que desenvolveu o conteúdo de física, foi estimulado a seguir os seguintes passos:
- I.Em cartolinas, criar desenhos ilustrativos e explicações sobre os três temas propostos: Condução, convecção e radiação.
- II.Pesquisar e apresentar experimentos relacionados a cada tema, revezando as apresentações entre os alunos.
- III.Organizar experimentos sobre o funcionamento no micro-ondas, Raio-X, radiografias, panela aquecida no fogo, bexiga exposta ao fogo com água e com gás, luminescência de materiais.
O grupo que envolveu o conteúdo de Química foi estimulado a seguir as seguintes orientações:
- I.Pesquisar diferentes formas de apresentações, tais como: cartaz; Power Point, tabelas, experiências, conforme os temas a seguir: Poder Calorífico dos Alimentos; Cálculo do IMC; Reação Exotérmica e Endotérmica.
- II.Pesquisar em livros e internet experiências simples que representem os temas desenvolvidos.
- III.Descrição das experiências: a) apresentação e explicação do poder calorífico dos alimentos e como fazer o cálculo: apresentando a diferença das calorias do arroz e leite normais para arroz e leite integrais, com a comprovação dos valores nos rótulos dos produtos; e explicando como se faz o cálculo da caloria de um alimento usando o Calorímetro, apresentação feita em cartolina; b) Explicar ao público presente como fazer o cálculo do IMC, usando para isso uma balança, fita métrica e calculadora. O resultado do cálculo que fora repassado em forma de tabela, instruir o público para fazer a comparação do valor apresentado com os índices que estavam em forma de tabelas; c) apresentação das experiências: combustão da vela e gás propano, explicando a liberação de calor, reação exotérmica; transformação física do açúcar de sólido para líquido, processo endotérmico, pois absorve calor; sublimação e ressublimação do iodo metálico processo endotérmico, pois absorve calor.
O término do projeto aconteceu no dia 07 de abril com a apresentação dos trabalhos para toda a escola. Participaram professores, coordenadores, funcionários e alunos de todo o colégio. Os grupos se organizaram e revezaram nas apresentações, formando um harmonioso jogo de ideias, observações, experimentos e opiniões de todos os que participaram.
Por Dra. Francine Baesso Guimarães Loli, Professora de Física.