Acesse o Portal CIIC

A Educação Infantil como espaço de interatividade

As crianças do Nível II, 5 anos, em pleno processo de desenvolvimento, estão aprendendo o valor das amizades e dão muita importância a elas. Querem aproveitar todos os momentos para brincar, inventar jogos e estar perto da sua turminha de amigos na escola e na comunidade onde vivem.

Diante das características dessa faixa etária, muitas são as tarefas da escola mediante esse grupo de alunos. Entre elas, proporcionar momentos de aprendizagem que oportunizem aos pequenos o saber se portar em grupo, respeitar as pessoas, saber quais são seus limites, ter disciplina, estabelecer boa comunicação, ir aos poucos adquirindo independência e responsabilidade, saber ganhar e saber perder, ter boas maneiras…

As crianças também devem ter acesso a uma série de atividades que favoreçam o bom desenvolvimento motor e dominância lateral. Isso significa que elas devem brincar muito, exercitar-se através de jogos e brincadeiras que estimulem as percepções sensoriais (gustativa, olfativa, visual, tátil e auditiva). Devem dominar seus movimentos corporais com habilidade e segurança, conhecer seu corpo, seus limites, ter postura, equilíbrio, reflexos e raciocínio lógico bem desenvolvidos.

Outra habilidade fundamental a ser desenvolvida é a coordenação motora fina. A criança se desenvolve nesse sentido quando desenha ou pinta com todos os tipos de lápis, pincéis, quando usa tesouras ou quando pinta com os próprios dedos. Quando rasga, amassa ou pica papéis, quando brinca com jogos de encaixar e montar. Enfim, são atividades que se limitam mais ao uso das mãos, associadas ao raciocínio, à percepção sensorial e à concentração.

Outros recursos importantes a serem utilizados nas salas de aula são os brinquedos e programas educativos, músicas, histórias, filmes infantis, livros, conversas informais, e tantos outros. Toda e qualquer atividade estimula o cérebro, e quanto mais estimulado, melhor é o desempenho da criança em todo o processo de aprendizagem.

A diversidade de atividades desenvolvidas com os educandos do Nível II é de grande valor para toda a vida. É por meio dessa convivência na escola infantil que a criança aprende o que vai levar para os anos seguintes.

Por Débora Cristiane Pinto, Giceli Reig de Oliveira, Juliana Xavier e Raiza Delize, Professoras do Nível II da Educação Infantil.

Opções de privacidade