Acesse o Portal CIIC

A vida marinha em estudo

As crianças contaram suas experiências nas praias, trouxeram fotos, conchinhas, e também muitas perguntas ainda sem resposta sobre o tema.

Através de pesquisas, aos poucos fomos descobrindo as respostas às questões apresentadas e conhecendo a vida pesqueira, atividade econômica mais importante da nossa cidade e fonte de renda para muitas famílias que vivem da pesca.

Muitos materiais foram enviados pelas famílias, como: livros de histórias, DVDs, figuras, fotos, músicas… Aos poucos fomos estabelecendo algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali vivem como também conhecemos as características e a importância de alguns seres marinhos, incutindo naturalmente nas crianças o respeito pela preservação das espécies para a qualidade de vida humana.

Para tornar nosso aprendizado ainda mais significativo, nossa amiga, Laura Maestri, trouxe para a sala de aula uma tartaruguinha, a “Dora”. Ela foi a sensação da tarde! Todos puderam observar suas características, tocar em sua casca e em sua cabecinha. Aprendemos que elas são ovíparas – nascem de ovos que são colocados pelas tartarugas mamães na areia da praia onde nasceu. Depois de sair do ovo, a tartaruguinha procura o mar, fugindo dos predadores. É importante também ressaltar que este é um animal em extinção, consequência da intervenção humana.

Além de conhecer este universo rico e interessante, descobrimos tesouros naturais e procuramos conscientizar a todos sobre a importância da sobrevivência dos seres aquáticos e da riqueza encontrada em nossos mares.

Muito estudo ainda temos pela frente, mas já sabemos como vivem as diferentes espécies, suas características e necessidades, além dos cuidados necessários para com a preservação ambiental.

Por Paula Rosa da Silva, Professora do Maternal III.