A atividade teatral desenvolve a oralidade, os gestos, a linguagem musical e, principalmente, a corporal. É por essa razão que o teatro é uma importante ferramenta pedagógica. Além disso, Ele possibilita ao aluno assumir papéis espelhados no outro colega, avaliando posturas e experimentando novas formas de ver e se relacionar. Essa experiência auxiliou no melhor entrosamento e espontaneidade da turma, trabalhando aspectos relacionados à timidez e deixando fluir a criatividade.
Com certeza o contato com a linguagem teatral ajuda crianças e adolescentes a perder continuamente a timidez, a desenvolver e priorizar a noção do trabalho em grupo, a improvisar, a buscar saídas criativas para situações complexas e a despertar o interesse mais por textos e autores variados. Com certeza, esse foi o primeiro de muitas peças que desenvolveremos durante o ano letivo.
Ao final da apresentação, conversamos sobre a experiência que tiveram no momento em que representaram e também no momento em que assistiram a apresentação dos colegas. Os pontos positivos mencionados foram determinantes. Mais que realizar uma apresentação teatral, a experiência de conviver com cada descoberta, de socializar os talentos, que mesmo ainda pequenos, mostraram a sensibilidade em cada detalhe.
Por Michela Andre da Silva Fortunato – Professora do Ensino Fundamental: Anos Iniciais.