A escolha desta ação veio ao encontro do Dia Mundial da Árvore, comemorado no último dia 21 de setembro. É justamente nesta época que nossas cidades ficam mais coloridas e perfumadas, pois é época de floração, é primavera! Assim, nossos alunos sentiram a necessidade de “semear” uma lição de educação socio-ambiental na cidade em que vivem, e ensinar que cada cidadão tem o dever de promover e proteger a natureza.
Como parte de nosso método de ensino-aprendizagem, os alunos puderam vivenciar efetivamente o que aprenderam em sala de aula, e mais do que isso, também puderam ensinar.
Na disciplina de Ciências, aprendemos que as árvores e os vegetais são, em geral, essenciais para manutenção da vida, principalmente em meio ao caos ambiental que nosso planeta atualmente vive. Eles capturam o gás produtor do efeito estufa e distribuem oxigênio, além de oferecerem sombra, frescor e participarem do primeiro degrau de toda cadeia alimentar. Os alunos conheceram a fascinante simetria dos vegetais, seus aromas e seus sabores, e descobriram que, mais do que aprender, nossa missão (educadores e educandos) é espalhar o conhecimento e despertar em todos a motivação para construirmos um mundo melhor para as futuras gerações.
Nossos alunos aprenderam que conservar o meio ambiente e despertar nos cidadãos a vontade de participarem desta luta, é mais do que um ato de civilidade, é uma questão de sobrevivência.
Por Fernanda Poleza – Professora de Ciências no Ensino Fundamental.