Acesse o Portal CIIC

Alunos participam de jogo de Handebol em Cadeira de Rodas

Neste dia, unimos os conteúdos trabalhados e planejados para o trimestre na disciplina de Educação Física – Handebol e Para-desporto – em uma aula de campo. Nesta aula os alunos puderam visualizar todos os percalços dos para-atletas (o ato de sair do próprio carro, a locomoção, o trocar ou sentar em suas cadeiras de jogo e se arrumar para suas próprias seguranças durante os exercícios e os jogos), conseguiram admirar as proezas que eles fazem em uma cadeira de rodas e até mesmo vivenciar o jogo, quando sentados nas cadeiras de rodas, com eles e entre eles.

Meninos e meninas se divertiram, conheceram a qualidade dos para-atletas da cidade, porém, o maior aprendizado foi o reconhecimento da força de vontade que estas pessoas, mesmo com suas limitações, conseguem superar suas dificuldades e vencer na vida, encontrando algo saudável, prazeroso e que lhes dê sustento financeiro e social para seguir suas vidas.

Um desses exemplos é Antônio Alcenir Pagno. A paraplegia ocasionada por um acidente de caminhão lhe impossibilitou os movimentos de pernas e mudou os rumos de sua vida. Hoje ele, também atleta da Seleção Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas, expressa que “o esporte surgiu como alternativa para uma vida mais saudável e socialização e, aos poucos, se tornou atividade principal”. Atualmente Antonio treina quatro horas por dia com o objetivo de se classificar para os Jogos Paraolímpicos no Rio de Janeiro, em 2016, na modalidade de Arremesso de Peso.

Os treinos desta equipe, que conta com alguns campeões mundiais da modalidade e com o representante do Brasil nas PARAOLIMPÍADAS na modalidade de Salto em altura, Flavio Reitz, acontecem no Ginásio Gabriel João Collares, ao lado da prefeitura, todas as sextas e sábados.

Por MSc. Daniel dos Passos, Professor de Educação Física e Técnico Campeão Mundial de Handebol em Cadeira de Rodas (HCR4) pela Seleção Brasileira.