Não foi fácil a convivência entre o Chico e os educandos, porque ele não sabia como se comportar e muito menos repartir, dialogar, esperar sua vez… Decidiu-se, então, que o Chico, a partir deste momento, visitaria a casa de cada um dos alunos para que ensinamentos e valores fossem compartilhados. Esses fatos foram registrados com todo carinho e dedicação em um diário. Segundo a aluna Júlia Stähelin, “o Chico é muito legal, porque ele dormiu comigo!”
No dia da apresentação aos pais, a professora vestiu-se de “Vó Benta”, e o aluno Hugo chegou de bicicleta, caracterizado como o personagem e com o amigo Chico de carona.
Experiências foram relatadas aos pais, e, em seguida, as crianças fizeram algumas apresentações musicais.
Todas as crianças gostariam de ficar com o Chico. Por esta razão, um sorteio foi realizado. A sorte sorriu para o aluno Hugo, o mesmo que o trouxe de carona.
Em alguns relatos observou-se o resultado deste trabalho. A aluna Maria Eduarda Gomes de Souza testemunha: “O Chico foi muito amigo de todos e achei muito legal ele ir em minha casa !” A família também participou do projeto, interagindo com os filhos nas visitas realizadas em casa. A mãe Cristiane Queiroz Bessa relatou: “O Chico teve vida própria por alguns instantes aqui em nossa casa, e sem dúvida, mudou a maneira da Gabi ver o mundo, onde pela primeira vez na vida, viveu a experiência de ensinar tudo o que procuramos passar no nosso dia a dia para ela, ao amiguinho” .
Como é gostoso ensinar e aprender! Valores trabalhados de forma lúdica, em que a aprendizagem se torna agradável e os alunos são desafiados a evoluírem e a compreenderem o mundo que os cerca.
Obrigada Chico por nos proporcionar momentos inesquecíveis! O 1º Ano “D” ficará com uma bela lembrança e amará este personagem para sempre.
Por Lorena dos Santos Gautério, Professora do Ensino Fundamental: Anos Iniciais.