Acesse o Portal CIIC

Trilha: Meio Ambiente e Educação Ambiental

Oficina: Desenvolvimento e produção de alimentos hidropônicos, comparação com modelo convencional.

Ementa: Esta oficina propõe o estudo dos ODS aprofundando aqueles ligados à sustentabilidade e ao meio ambiente. A partir destes conceitos o educando poderá desenvolver e ampliar a consciência ambiental sendo o protagonista deste processo, com responsabilidade exercendo a cidadania de forma sustentável, com base no desenvolvimento socioambiental de forma integral. Desenvolverão ações que estimulem a sustentabilidade junto à comunidade escolar do Colégio São José, além de dar continuidade ao desenvolvimento da horta convencional e hidropônica.

Trilha: Ciência e Saúde:

Oficina: Saneamento básico: legislação e ODS

Ementa: A falta de saneamento básico interfere diretamente na qualidade de vida da população e a saúde é o setor mais afetado por esta situação. O século XXI tem a marca do desenvolvimento da tecnologia que se opõe a problemas primários da população como o saneamento básico, funções e implementações desse sistema que regula a implementação dessas redes de destino dos efluentes. Esta oficina levará os educandos a compreender a importância do saneamento básico na vida e rotina dos seres vivos contrastando às consequências devastadoras da não implementação, analisando a situação local dos pontos onde existem a necessidade dessa implantação, sendo regional, nacional e mundial.

Trilha: Eu Cientista

Oficina: Perícia e Investigação 01 – Hipótese, teoria e práticas

Ementa:  O ser humano busca constantemente respostas para suas curiosidades, indagações e inquietudes. Para isso, faz uso da pesquisa como principal instrumento de análise e com o objetivo de buscar esclarecer, de forma ordenada e sistemática, os novos conhecimentos ou aumentar o já existente. A pesquisa de dados, os experimentos, as visitas técnicas são elementos básicos e necessários para instrumentalizar a investigação a que se propõe desvendar os cientistas desta oficina. Este caminho, o da cientificidade, oferece a quem deseja segui-lo o desenvolvimento de suas habilidades e a descoberta de novas aptidões. A oficina “Eu cientista” visa a melhoria do espaço individual e coletivo, permitindo sentir e contemplar o mundo da ciência em prol da humanidade. Fazer parte deste itinerário informativo será uma grande oportunidade para desenvolver ou enriquecer conceitos e habilidade que outrora o ser humano tinha.  Na fase da infância o ser humano é inquieto por natureza, a curiosidade faz parte do seu desenvolvimento, por este motivo perguntas como: o que está fazendo? O que é isto? Para que serve? Posso fazer? Estimulam o pequeno cientista investigador que existem em todos nós.

Trilha Astronomia

Oficina Astronáutica, Prototipagem e Lançamento de Foguetes I

Ementa: O Universo sempre despertou a curiosidade e instigou a imaginação da humanidade. Para além de conhecer o que há além da luz das estrelas, vários povos fabularam como seria visitar outros lugares no universo além do nosso próprio planeta. As inovações tecnológicas e a segunda metade do século XX mostraram que a humanidade poderia, finalmente, dar um passo além das redondezas da superfície terrestre. A corrida espacial e os modernos sistemas de propulsão materializaram o que antes era apenas ficção: a exploração da vizinhança espacial. Assim, o desenvolvimento da astronáutica, dos foguetes, sondas, sistemas orbitais e todo tipo de tecnologia levou o ser humano e seus inventos até os limites do Sistema Solar e ainda hoje viabiliza possibilidades cada vez mais amplas de conhecer direta ou indiretamente o que há muito além da Terra. O objetivo da oficina é inserir os educandos no universo da exploração espacial, desenvolvendo novas competências e habilidades a partir das principais teorias e conceitos da Astronáutica, da Física e da Engenharia aplicadas ao desenvolvimento tecnológico, prototipagem e teste de foguetes e sistemas lançadores. Na oficina, os educandos desenvolverão os próprios projetos de foguetes e sistemas lançadores, em sucessivas fases de projeto, construção e aprimoramento.