Trilha Diálogos Contemporâneos:
Oficina Modernidade Líquida e Sociedade Contemporânea
Ementa: Estamos evidenciando que a humanidade vem experienciando profundas mudanças no decorrer da história, culminando como uma sociedade altamente complexa e tecnológicas, exigindo uma nova maneira de pensar as relações humanas. Neste sentido se faz necessário aprofundar discussão acerca das estruturas, processos sociais e culturais sob o enfoque antropológico e sociológico da globalização sobre a metáfora da Modernidade Líquida de Zygmunt Bauman, da Hipermodernidade de Gilles Lipovetsky e da Cibercultura de Pierre Lévy, trazendo reflexões a respeito de uma nova época em que as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis.
Trilha Brasilidades
Oficina Brasil: Desigualdade e Contradições
Ementa: Considerado um dos maiores desafios a ser enfrentado desde os primórdios da sua história, mas que apenas passou a ser pauta presente nas discussões e projetos políticos em fins da década de 80, a desigualdade – social, econômica, racial e de gênero – atinge, atualmente, números assustadores. Relatórios recentes realizados por diversos institutos de pesquisa nacionais e internacionais apontam que somos um dos países mais desiguais do mundo, com gigantesco abismo entre ricos e pobres, e esses níveis extremos de desigualdades são incompatíveis com uma sociedade democrática. Dada a urgência desta temática e a necessidade de analisar relatórios anuais com dados e indicadores a fim de proporcionar reflexões sobre as desigualdades de renda, raça e gênero no Brasil, esta oficina tem como objetivo contribuir com o debate público, apontando os principais problemas, identificando suas origens marcadamente históricas e buscando propor formas assertivas de intervenções que possam contribuir com possíveis soluções. Partindo de conhecimentos prévios adquiridos, os educandos desenvolverão análises de dados e estatísticas, confrontando ou cruzando informações com o desenvolvimento de pesquisas em bibliografias das diversas áreas das Ciências Sociais e Aplicadas com o objetivo de elaborar propostas e projetos de intervenção alinhadas com as problemáticas levantadas.
Trilha Direito e Cidadania:
Oficina Introdução ao Direito: Fundamentos das Leis e do Estado
Ementa: A conformação do tecido social e a organização da sociedade através de suas instituições mudou significativamente ao longo da história para, na atualidade, ganhar contornos similares a todos os povos: O Estado-Nação. O Estado, enquanto instituição social e representação da coletividade, é fundamentado nas leis e no Direito, formulados e pactuados a partir de complexos e contraditórios processos sociais. Nesse sentido, a construção da cidadania e da inserção do cidadão no mundo, passa, necessariamente, pelo conhecimento mínimo acerca da essência das leis e da legalidade. A Oficina Introdução ao Direito: Fundamentos das Leis e do Estado visa construir um debate sobre as bases filosóficas, sociológicas e legais do Estado, nas suas variadas configurações, para despertar o interesse sobre a produção do direito em diferentes contextos. A oficina destina-se a todos os educandos que pretendem compreender criticamente as ideias que fundamentam a existência do Estado na sociedade contemporânea, bem como aprofundar-se no estudo da cidadania e da democracia a partir das Leis e do Direito.
Trilha: Trabalho e Tecnologia:
Oficina Relações de Trabalho e Lutas Sociais
Ementa: O trabalho enquanto atividade essencial à subsistência humana e de transformação do meio possui várias configurações históricas, ao mesmo passo em que engendra toda a estrutura social a partir das relações humanas tecidas através do processo produtivo. Assim, as relações de trabalho sempre estiveram associadas às lutas de grupos sociais por melhorias nas condições de vida desde as antigas sociedades, nas revoluções industriais e frente a revolução digital que vivenciamos. Atualmente o trabalho também é impactado pelas novas tecnologias e pela pressão constante por (des)regulamentações dos direitos trabalhistas. A oficina pretende proporcionar uma imersão nos debates acerca do trabalho, trazendo presente as lutas sociais e as questões tecnológicas vinculadas aos pleitos das classes trabalhadoras no mercado de trabalho.