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Oficina 1 – Diálogos Contemporâneos em Ciências Humanas: O mundo contemporâneo coloca cotidianamente uma série de desafios éticos, morais, políticos, econômicos e ambientais no plano social e individual. Diariamente somos compelidos a lidar com problemas e questões polêmicas que exigem um conhecimento amplo e um olhar crítico. A trilha de Diálogos Contemporâneos em Ciências Humanas busca tematizar esse conjunto de questões de forma dinâmica e inovadora, à luz das teorias e debates emergentes em oficinas temáticas que abordem as relações políticas entre países, questões étnicas e de gênero, a modernidade e suas compreensões, a história econômica mundial e o processo de globalização e suas implicações. Trata-se de uma trilha aberta à curiosidade dos educandos e às questões existenciais e sociais da atualidade.

 

Oficina 2 – Brasilidades: O que é o Brasil? Essa questão possui uma multiplicidade de possibilidades de respostas que refletem a diversidade e as contradições de uma nação forjada por múltiplas etnias, diferentes culturalidades, diversos ciclos e processos econômicos e políticos nos últimos cinco séculos. A Trilha Brasilidades propõe uma leitura sobre o “Brasil profundo”, em toda sua complexidade, oportunizando que os educandos experienciem a riqueza cultural e analisem criticamente as disparidades internas do país. Na trilha serão abordados elementos como as matrizes étnicas, a economia e ocupação do território, as regionalidades e as raízes da desigualdade social e econômica. Indo além, os educandos terão contato com os temas relevantes da realidade nacional através dos diferentes elementos que nos constituem como nação em uma proposta que prima por instigar a capacidade de leitura de mundo.

Oficina 3 – Política e Cidadania:  O exercício da cidadania plena demanda uma postura crítica e atenta ao funcionamento dos processos legais e de como, no âmbito dos Estados e na relação entre Entes Federados, os interesses políticos e econômicos apresentam-se. A formação de um cidadão participativo exige, portanto, um conjunto de conhecimentos, competências e habilidades relacionados ao debate público sobre as questões coletivas da comunidade e do país. Na Trilha Direito e Cidadania, o estudante aprofundará os estudos sobre os fundamentos do Direito e a organização das instituições de Estado, conhecendo e debatendo os processos legislativos da democracia no Brasil e no Mundo. Também terá contato com noções essenciais dos diversos campos do direito e do funcionamento da política em nível nacional e internacional. Por fim, o estudante terá a oportunidade de integrar-se ao debate das questões centrais na simulação de Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU). ​

 

Oficina 4 – Trabalho e Tecnologia: O século XXI apresenta como característica a aceleração do desenvolvimento tecnológico e transformações profundas no mundo do trabalho. Novos elementos como as comunicações em tempo real, a inteligência artificial e a robotização da produção impactam diretamente as oportunidades de trabalho e inserção do trabalhador no processo produtivo. Diante dessas transformações constantes, cabe à sociedade pensar criticamente a relação entre a tecnologia e o trabalho. Na Trilha Trabalho e Tecnologia serão desenvolvidas uma série de reflexões sobre o trabalho na contemporaneidade e as novas tecnologias com metodologias que possibilitem que os educandos desenvolvam habilidades para além do domínio técnico: criatividade e inovação, empatia, cooperação e empreendedorismo, consciência de si, gestão do tempo e inteligência emocional.