A APAE de Itajaí promove para seus alunos adolescentes e adultos programas e projetos educacionais, a inclusão da pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho. Nessa proposta, acontecem o que a instituição chama de Oficinas Protegidas que ocorrem desta maneira: Oficina de Marcenaria; Oficina de Reciclagem de Papel; Oficina de Auxiliar de Cozinha; Oficina de Pintura; Oficina de Costura. É neste espaço que os alunos produzem o que é comercializado no bazar.
Nosso colégio já sediou um bazar, nestes moldes, no ano passado e dado ao resultado satisfatório para a APAE, fizemos a mesma proposta neste ano. Pois os bazares geram renda, que contribui significativamente para a profissionalização destes jovens e adultos com deficiência. Eles podem investir mais na formação deles.
O papel do Colégio São José, intermediado pelas turmas dos quartos anos, é ceder o espaço, e autorizar a distribuição de propagandas dos produtos entre os alunos e familiares.
O Bazar deste ano foi ainda melhor do que o do ano passado, conforme Daniele Miranda Rodrigues, coordenadora pedagógica das Oficinas Protegidas: “agradecemos a parceria e oportunidade aberta a APAE novamente, com certeza a atitude de vocês contribui para o crescimento dos nossos alunos. Parceria assim é que precisamos, faz a diferença…”
O Bazar ficou aberto das 7h30min às 17h, segundo Daniele, muitos produtos acabaram ainda no período matutino, o que nos conduz a pensar em uma segunda edição.
Os quartos anos agradecem a todos os que colaboraram com a APAE, prestigiando o trabalho dos alunos e promovendo a independência profissional deles.
Por Karla Junkes de França, Professora do Ensino Fundamental: Anos Iniciais.