O Colégio São José busca aguçar a curiosidade e o desejo de conhecer, estimulando pensamentos críticos e questionamentos que levem ao máximo o aprendizado de cada educando. Quando a realidade das ciências naturais passa a ser compreendida, em detrimento dos resultados obtidos por meio da investigação científica, a valorização da vida e sua diversidade de formas e processos ganha força.
Nossos educandos aprenderam que todos os seres vivos necessitam de energia para sua sobrevivência, energia esta que provém de alimentos que, por sua vez, dependem direta ou indiretamente da energia do sol. Para que a energia vital desta cadeia energética seja composta, as plantas fabricam seu próprio alimento, absorvendo luz solar, gás carbônico, água e nutrientes, produzindo no interior de seus cloroplastos um açúcar, chamado glicose. Ao mesmo tempo, liberam gás oxigênio pela folha, constituindo, assim, um dos principais processos naturais que sustentam a vida na Terra, a FOTOSSÍNTESE.
A fotossíntese é a fonte fundamental de quase toda a energia biológica e mais do que compreender, visualizar este processo é essencial e enriquecedor. Conhecendo os ingredientes, elaboramos o processo no Laboratório de Biologia do Colégio São José. Com um pouco de água, bicarbonato de sódio (para liberação de gás carbônico) e luz, promovemos a fotossíntese em ramos de Elodea sp, uma planta aquática comum em aquários domésticos.
A evidência de que o processo ocorreu foi visivelmente esclarecedora: bolhas de oxigênio foram formadas e em poucos minutos ocupavam cada superfície da planta, que foi devidamente “encapsulada” para que nenhuma bolha pudesse escapar.
O resultado foi incrível e revelador! Nossos educandos avaliaram positivamente a aula prática, classificando-a como extremamente motivacional e útil. Segundo o educando Vinícius Pessi de Oliveira (6º ano D), “a aula prática foi muito divertida e interessante, aprendi muito sobre fotossíntese e acho que nunca vou esquecer”.
Temos certeza de que você e seus colegas jamais esquecerão, Vinícuis, pois você e a fotossíntese fazem a diferença!
Por Fernanda Poleza, Professora de Ciências no Ensino Fundamental: Anos Finais.