Ao estudar o conteúdo Poliedros de Platão, os alunos das turmas 201 e 202 tinham como tema “animais” e os mesmos deveriam construir, a partir dos cinco poliedros de Platão, o animal que mais lhes agradasse. Foram divididos em grupos de, no máximo, cinco integrantes. A exigência era a de que cada animal deveria conter pelo menos um poliedro de cada tipo e a resposta a esse desafio veio na forma de belas criações.
O aluno da turma 202, Vinicius Ikeda, realizou uma pesquisa sobre o assunto Corpos Perfeitos de Platão. Esse nome é dado para as figuras geométricas com três dimensões que contenham todas as faces iguais. Essas, por sua vez, precisam ser polígonos regulares, que ao se juntarem formam um poliedro (poli: vários; edros: faces). Temos como corpos perfeitos de Platão cinco poliedros: o tetraedro, hexaedro, octaedro, dodecaedro e o icosaedro.
Para tais definições temos: Tetraedro: quatro faces triangulares, quatro vértices e seis arestas; Hexaedro ou cubo: seis faces quadrangulares, oito vértices, doze arestas; Octaedro: oito faces triangulares, seis vértices, doze arestas; Dodecaedro: doze faces pentagonais, vinte vértices e trinta arestas; Icosaedro: vinte faces triangulares, doze vértices e trinta arestas.
Os trabalhos superaram as expectativas e o objetivo foi alcançado. Os alunos desenvolveram as habilidades de reflexão, criação e interação e compreenderam as principais características dos poliedros de Platão e suas propriedades.
Por Rosa Maria Procheira, Professora de Matemática.