A escolha da temática baseou-se na diversidade de crianças da turma. Cada uma com suas características particulares: gordinhos, magrinhos, altinhos e baixinhos, brancos e negros, loiros e morenos… Sentiu-se, então, a necessidade de mostrar às crianças a importância de conviver com as diferenças, baseando-se no respeito e no valor que cada uma tem.
Muitas atividades foram desenvolvidas levando os pequenos a refletirem sobre a importância de todas as pessoas, independente de suas características físicas. Algumas pessoas nascem negras, outras brancas, outras morenas, outras amarelas, dependendo da etnia a que pertencemos.
Para colaborar com o projeto, a sra. Sidnéya, mamãe do aluno Santiago, que é negro, tem cabelos bem cortados, pele morena e olhos negros. Ela ministrou uma aula de Formação Religiosa para a turma, que teve como tema: O Jardim de Deus. Deus fez espécies diferentes de pessoas para conviverem no mundo como irmãos, filhos do mesmo Pai, que os ama do jeito como cada um é. Para Ele não importa a cor da pele, do cabelo ou dos olhos. “Assim como Deus fez as plantas e os animais diferentes formando um lindo jardim assim também fez as pessoas e as colocou cada qual num contexto diferente em vista do bem comum”, afirmou Sidnéya.
Todos adoraram o momento informativo e fizeram um lindo trabalho para ilustrar a aula. Ficou muito bonito! Queremos agradecer e parabenizar a mamãe Sidnéya, pela disponibilidade em contribuir com o nosso aprendizado.
O amor não escolhe raças nem cores, nem gordo, nem magro, nem alto, nem baixo se o propósito do coração for amar ao próximo!
Por Débora Cristiane Pinto, Professora da Educação Infantil.