Acesse o Portal CIIC

Crianças descobrem curiosidades sobre a Páscoa

Muito antes do Cristianismo, nossos ancestrais pintavam e decoravam ovos cozidos para festejarem a continuação da vida. Naquela época, os ovos simbolizavam os presentes perfeitos da natureza e eram utilizados para comemorar a chegada da Primavera. Os rituais de comemoração eram ricos em significados e detalhes, por exemplo: o ovo traz dentro de si o poder da vida; a panela onde eram cozidos os ovos tinha que ser nova; o número de ovos era determinado; a tinta utilizada era guardada por quarenta dias e não podia ser jogada fora de casa; as cores para a pintura provinham de diversas plantas: a cor de mel, obtida a partir das cascas de cebola; a cor amarela, das folhas de amendoeira; e o vermelho vivo, das papoulas.

Atualmente, compram-se as tintas prontas e nas mais variadas cores. Os ovos são encontrados pintados e decorados, prontos, em lojas e supermercados, sinal da evolução dos tempos.

Respondida a curiosidade inicial dos pequenos, surgiu a ideia de pintar ovinhos bem coloridos na cozinha experimental de nossa escola. Fizems uma receita de amêndoas para colocar dentro das casquinhas dos ovinhos e depois presentear nossos amigos, festejando a Páscoa do Senhor. Colocamos a mão na massa, misturamos água, açúcar e amendoim na panela e, depois de frio, enchemos as casquinhas. Ficou uma delícia!

O ovo é símbolo da própria vida. Embora aparentemente morto, ele contém uma vida que surge repentinamente de seu interior. E este é o sentido da Páscoa: passagem da morte à ressurreição, à vida, com a esperança renovada.

Por Juliana Xavier de Paula, Professora do Nível II da Educação Infantil.