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Crianças preparam e experimentam alimentos saudáveis

 Através dessa experiência as crianças passaram a conhecer os alimentos, comendo, manuseando, escrevendo e desenhando sobre eles, tornando mais significativa a aprendizagem. Entende-se que a aprendizagem é significativa quando os educandos conseguem estabelecer relações entre os conteúdos escolares e os conhecimentos que já possuem num processo de construção e articulação de novos significados. Ou seja, é importante considerar as linguagens e ideias das crianças como conteúdos de sala de aula, valorizando suas formas de expressão e criação.

Nossos pequenos estavam curiosos ao produzir, fazer e experimentar todos os pratos desenvolvidos no refeitório da Educação Infantil. O modo como os alimentos foram oferecidos às crianças aguçou ainda mais o desejo pela experimentação.

Os familiares contribuíram para a execução do projeto, participando das atividades na escola. Para a mamãe da Letízia, Flavia Campos de Melo Silva, é “através dos projetos que fixam os valores diários, existe uma interatividade familiar com a escola e isso é gratificante”. A mamãe da Nicole, Luciana Von Muhlen, completa dizendo que “essa aproximação dá mais segurança à família e ao educando”. Joice Sabatile, mamãe da Gabriela, enfatiza que “quando pais e educadores dão-se as mãos para conduzir as crianças pelos trilhos do conhecimento, estão proporcionando a elas o apoio e o reforço para construir um futuro melhor”.

Com a atividade, foi possível perceber que os alunos não gostavam de alimentos saudáveis por falta de hábito ou simplesmente por não experimentá-los, desconhecendo o sabor específico de cada alimento.

Por fim, o resultado final foi fantástico! A expressão: “eu não gosto” foi eliminada do vocabulário das crianças. Hoje, elas mesmas falam: “Vou experimentar”, para depois falar se “apreciaram” ou “não” os alimentos oferecidos.

 Por Juliana Xavier de Paula, Professora da Educação Infantil.