Um misto de alegria e tristeza nos invadiu na cerimônia de formatura do Terceirão do Colégio São José, realizado no último sábado, 06 de dezembro, no Maria’s Shows e Eventos, em Camboriú, SC. Alegria – porque vocês, queridos alunos, vão seguir seus caminhos. Até aqui, procuramos transmitir nossos conhecimentos para que estivessem preparados para o grande desafio que é a carreira profissional e também para a própria vida. Agora, seguirão uma nova direção. Tristeza – porque uma parte de nós irá, e uma parte de vocês ficará conosco, mas não mais da mesma maneira.
Nós, professores, construímos mais do que pontes de conhecimento, construímos pontes para o coração. Às vezes, elas precisam balançar com o vento forte, às vezes, precisam se manter firmes para suportar o peso, às vezes, precisam ser elos paradoxais entre o concreto e o abstrato, entre o explicável e o inexplicável, mas sempre indicarão a melhor direção e, fatalmente, tudo suportarão, porque têm, em sua base, concreto armado, contudo, amalgamado com sentimentos.
Queridos alunos… Nossa Casa, o Colégio São José, estará sempre aberta para recebê-los. Vocês fizeram parte da história do Colégio. A cada manhã ensolarada, quando os raios de sol entrarem pelas salas de aula, nós nos lembraremos… da alegria da chegada, da alegria entristecida da partida. Fica, então, a lição de gratidão que podemos retirar dessa história, e isso já é uma forma de amor. Agradecemos a vocês toda a beleza dessa trajetória, todos os sonhos, toda a companhia… Até breve!
Por Maria Cristina A. Biagio e Ludgero João dos Santos Júnior, Professores do Ensino Médio.