Com o intuito de somar conhecimento entre os nossos alunos dos sextos anos e os seus antepassados, convidamos carinhosamente os avós dos educandos a participarem da GINCANA DO FOLCLORE. Sendo assim, foi possível conscientizar os alunos sobre a importância dos valores culturais repassados de geração a geração, os quais são primordiais para se manter a história de um povo.
O dia 22/08/2014 realmente foi um dia diferente: em que a família São José brilhou, e alunos e avós interagiram, participaram e se envolveram nas provas de uma maneira única, cheios de alegria, imaginação, coragem e muita, mas muita vontade de transmitir o melhor de si.
Além de brincar e reviver com os avós as brincadeiras da sua infância, as provas tinham o objetivo de aprimorar a linguagem oral, resgatar tradições e estimular a imaginação, além de desenvolver a atenção, o raciocínio e a criatividade.
A Gincana contou com provas como: Contar e dramatizar lendas, parlendas, trava-línguas, piadas, montar quebra-cabeças, desafios matemáticos, corrida do ovo na colher, dança da cadeira e da laranja, cantiga de roda, desfile do casal mais brega e discurso sobre a importância do folclore, etc… Tudo isto, regado a músicas folclóricas e um delicioso lanche com as delícias do folclore brasileiro, preparado pelos avós.
Personagens marcantes do folclore estiveram presentes no nosso evento, como o Saci Pererê, o Curupira, a Mula sem Cabeça e o Lobisomem.
Ao término da gincana, choveram elogios da família São José, que solicitou mais momentos como este. Diante do sucesso do nosso dia 22/08 só me resta agradecer a todos que estiveram presentes na Gincana: aos alunos, aos professores, à coordenadora Lioni Ricardo e em especial aos avós que levaram um pouco de nós e deixaram muito deles.
Vocês foram “SHOW”! Muito obrigada!
Por Iria Regina Hellmann da Silva, Professora de Língua Portuguesa.