Acesse o Portal CIIC

ENSINO FUNDAMENTAL: Túnel do Autobullying provoca reflexão sobre respeito às diferenças

As turmas do Ensino Fundamental Anos Finais participaram, na última semana, de uma experiência desenvolvida em conjunto nas disciplinas de Ciências, Educação Física, Língua Portuguesa e Produção Textual, com o apoio da Pastoral Escolar: o Túnel do Autobullying.

A atividade consiste em simular situações reais de bullying dentro de um túnel construído no pátio da escola. Com o auxílio de imagens, sons e equipamentos, os estudantes puderam experimentar as sensações vividas por pessoas discriminadas e violentadas em decorrência de alguma característica física.

Durante o trajeto do túnel, os estudantes caminhavam com peso adicional nas pernas e tinham que cumprir algumas tarefas como alcançar um jarro em lugar muito alto, sentar numa cadeira estreita demais e acertar uma bola na cesta de basquete com “óculos” que impediam a visão.

No fim do percurso, os estudantes eram reunidos pela equipe da Pastoral Escolar para debater a experiência, relatar casos pessoais e refletir sobre o bullying. A atividade foi concluída com a composição de um relato escrito sobre a vivência.