No estudo em sala de aula, constatamos que o amido é um carboidrato importante em nosso cotidiano, pois, ao ser digerido, é quebrado em pedaços menores, transformando-se em moléculas de açúcares que nos garantem energia. Alimentos com amido encontram-se na base da pirâmide alimentar e, portanto, devem ser consumidos várias vezes ao longo do dia. São exemplos de carboidratos: pães, massas, tubérculos, raízes, etc.
No laboratório, após o experimento, os alunos elaboraram relatórios explicando as transformações na coloração dos alimentos e identificando os que possuem amido. “Quando chegamos no laboratório, pegamos os jalecos e nos separamos em duas mesas, depois a professora colocou os alimentos na placa de Petri e ela começou a distribuir, ficamos muito ansiosos. O trabalho que nós fizemos foi pingar uma gota de iodo para ver que cor ia ficar. Alguns ficaram escuros e outros não. Em seguida, a professora explicou que os alimentos que ficaram escuros é porque tinha amido, que é o resultado de pequenas partículas de carboidratos. Gostei muito de fazer essa experiência! Quero fazer mais experiências com meus colegas e minha professora”, relata a aluna Jade de Jesus K. Cercal.
Foi gratificante proporcionar esse momento de estudo e vê-los envolvidos como pequenos cientistas na descoberta e constatação de algo que estudamos na teoria.
Por Michela André da Silva Fortunato, Professora do Ensino Fundamental Anos Iniciais.