Acesse o Portal CIIC

Famílias participam dos momentos de contação de histórias

Esse recurso pedagógico favoreceu a participação e o envolvimento das crianças e familiares. As famílias enviaram alguns exemplares de livros infantis e as crianças socializaram suas obras preferidas, de forma que todos participaram do processo de aprendizagem.

Mesmo antes de aprenderem a ler, as crianças já devem ser colocadas em contato com a literatura infantil. O que nós, educadores, promovemos em sala de aula, em termos de contação de histórias, os pais devem dar continuidade em casa. Ao ouvir histórias contadas pelos pais e educadores, os pequenos começam a se interessar pelo mundo das palavras, e querem entender mais as coisas que lhe são ditas. É o primeiro passo para se tornarem leitores.

O resultado de uma boa história, depois de uma tarde toda de brincadeiras e aprendizados, é e sempre será, elevar a criatividade da criança criando meios para que ela possa construir a sua própria história.

Por Thalita Louise Laureano Pereira, Professora do Maternal II.