Acesse o Portal CIIC

Oficina 1 – Cinema, música e teatro: A oficina abordará a história da arte com enfoque na representação do corpo humano ao longo da evolução artística de forma cronológica, através do desenho, da escultura, da pintura e da arte digital. Com relação ao corpo humano em movimento, da oficina terá um segundo eixo o estudo do movimento. Utilizará elementos da expressão corporal e da dança como base para experimentação para a construção de um roteiro visual que utilize elementos da dança e das artes visuais que resulte em uma performance.

Oficina 2 – Mídias digitais:  Tem como objetivo proporcionar um espaço livre e plural de discussão, análise e crítica de conceitos e temas relevantes, através da produção das diferentes mídias digitais como blog, podcast, documentário, curta-metragem, fotografia, entrevistas, redes sociais, plataformas digitais e curadoria de conteúdo. No Laboratório Experimental de Mídias Digitais os alunos terão a oportunidade de trabalhar colaborativamente para desenvolver seus próprios projetos de mídias alternativas, abordando temas de seus interesses que sejam relevantes para a sociedade local e regional e utilizar das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas poderosas de mobilização e questionamento sobre as contradições do mundo contemporâneo.

Oficina 3 – Interpretação de Texto: Oferta aos educandos atividades que possibilitam melhorar e compreender ideias transmitidas em diversos tipos textuais permitindo pensar sobre elas de forma individual e/ou coletiva. Uma boa interpretação melhora a capacidade de comunicação, abastece os argumentos e desenvolve as competências a partir do uso da linguagem. As atividades serão focadas em textos, imagens, gráficos, mapas, legenda e outros. A interpretação é fundamental para leitura e resolução de problemas.

Oficina 4 – O mundo através das lentes e das palavras:  A proposta da oficina é, por meio da Linguagem, seja ela verbal ou não verbal, levar o aluno a desenvolver habilidades e competências para se posicionar de forma argumentativa e consciente diante das atividades propostas, ampliando seus conhecimentos e construindo sua identidade artística. Apresentar a fotografia documental e as pinturas de profissionais renomados, dentro e fora do Brasil, assim como os textos literários e jornalísticos, é um meio de suscitar questionamentos e indagações, pois revelam situações reais, provocam sentimentos e sensações, além de contribuir para o repertório sociocultural do aluno. Ao analisar as relações intertextuais e interdiscursivas entre obras de diferentes autores e gêneros de um mesmo momento histórico e de momentos diversos, o aluno perceberá   o modo como a literatura e as artes em geral se constituem, dialogam e retroalimentam, uma vez que os textos conservam a memória individual e coletiva dos acontecimentos e lugares visitados e, a partir disso, ele estará apto a desenvolver os seus próprios projetos de forma proativa e autônoma.