Acesse o Portal CIIC

Trilha: Matemática na modernidade

Oficina: Desenho Técnico I e II

Ementa: O desenho é um processo cognitivo que envolve a visão, a imaginação e a representação. Na arquitetura e na engenharia, o desenho atua como uma linguagem de comunicação e expressão dos objetos de forma normatizada, por símbolos e convenções estabelecidas no sentido de transmitir a informação necessária à execução de um determinado projeto (FERREIRA & FONSECA, 2013). A arte de representar um objeto ou fazer sua leitura por meio do desenho técnico tem tanta importância quanto à execução de uma tarefa, pois é o desenho que fornece todas as informações precisas e necessárias para a construção de uma peça em Engenharia Mecânica. A oficina tem por objetivo capacitar o educando a utilizar o desenho técnico como ferramenta projetiva e de comunicação técnica básica, desenvolvendo a visão espacial, a execução de desenhos segundo normas técnicas e utilizando os instrumentos e técnicas para produção de projetos arquitetônicos. Na oficina, os alunos desenvolverão uma série de produtos como plantas, desenhos em 2D e 3D, croquis, projetos de peças e estudos urbanísticos de maneira manual e tecnológica e análise prévia de implantação construtiva em campo. Aula de prática onde os alunos, através de exercícios e/ou trabalhos, aplicarão os conhecimentos adquiridos nas aulas. Serão explorados conceitos básicos de desenho geométrico e técnico.

Oficina: Matemática e tecnologia nas profissões

Ementa: Nos dias de hoje podemos observar que algumas carreiras futuras exigirão habilidades matemáticas adicionais, voltadas para a área tecnológica. Tais atividades envolvem uma compreensão profunda do raciocínio lógico e analítico. O domínio desta área afeta, portanto, outras características profissionais, como a capacidade de criar estruturas baseadas nesta linguagem universal. O desenvolvimento de sistemas em nuvem, softwares, aplicativos e a criação de algoritmos inteiros são baseados em lógica matemática. Portanto, o avanço da tecnologia é baseado no conhecimento fornecido pelas escolas. Pessoas com habilidades de raciocínio matemático tendem a prosperar em uma variedade de carreiras, especialmente aquelas relacionadas ao ramo tecnológico.

De acordo com a BNCC, temos que: compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

A oficinas de Matemática da Modernidade com ênfase em tecnologia atende a essa necessidade e possibilitam a compreensão e o desenvolvimento da tecnologia com base em conceitos matemáticos e lógicos. A oficina está dividida em quatro frentes: Arquitetura e Design de Interiores, Informática e Programação, Moda e Beleza e Gestão e Contabilidade. Cada aluno integrará uma frente e, com base na pesquisa e estudo das áreas dessas frentes, instrumentalizarão recursos e processos tecnológicos funcionais. A oficina possibilitará o desenvolvimento de habilidades matemáticas significativas e essenciais para o mercado de trabalho e o potencial do protagonismo do educando.

Trilha: Universo dos números

Oficina: Aspectos físicos e matemáticos dos Transportes

Ementa: Os números são uma das principais invenções humanas na Matemática, surgindo junto da escrita. No decorrer da história, a ideia de número foi se desenvolvendo de acordo com as necessidades do ser humano. Atualmente, a importância dos números para o nosso cotidiano é inegável. Eles estão presentes a todo instante em nossas vidas, reconhecer o histórico dos números, sua importância no desenvolvimento humano e a utilização em diversos contextos, com foco científico e social oferecem o norte da estrutura desta trilha. Dessa forma, percebe-se a necessidade de compreender o número de modo a utilizá-lo no mundo em vivemos, bem como cita Nogueira (2006): umas das noções fundamentais da Matemática, a ideia de número, foi construída e aperfeiçoada ao longo de muitos séculos. Surgiu da necessidade humana de conhecer o mundo e nele sobreviver. Foi dessa necessidade e utilizando objetos para contagem que a humanidade começou a construir o conceito de número. Nessa oficina, os educandos terão a possibilidade de refletir e comprovar a importância dos números relacionado aos meios de transportes. Possibilitando o aluno a explorar o estudo dos números de modo que ele seja o protagonista do seu conhecimento.

Trilha: Finanças e Mercado de Trabalho:

Oficina: Gestão Financeira para Investir

Ementa: A gestão financeira, seja em um contexto familiar ou empresarial, desempenha um papel fundamental no sucesso e na estabilidade financeira. Ela envolve o planejamento, o monitoramento e o controle de recursos financeiros para atingir metas e objetivos específicos. Vamos explorar a importância da gestão financeira em ambos os contextos:

Para as famílias, a gestão financeira é essencial para garantir o bem-estar financeiro a curto e longo prazo. Ela engloba a elaboração de um orçamento, o controle de despesas, a economia, o gerenciamento de dívidas e a construção de um fundo de aposentadoria.

Nas empresas, a gestão financeira é vital para a sobrevivência e o crescimento. Isso inclui a administração de receitas, despesas, investimentos e financiamento.

Tanto em contextos familiares quanto empresariais, a ética desempenha um papel crucial na gestão financeira. A responsabilidade financeira e a sustentabilidade são valores importantes que devem guiar as decisões. Além disso, a educação financeira contínua e a adaptação às mudanças econômicas são essenciais para manter a estabilidade e o sucesso financeiro a longo prazo.

Trilha: TAE

Ementa: Robótica

Esta oficina oferece através da metodologia mão na massa materiais tecnológicos para a resolução de problemas, explorando a criatividade e a potencialidades de cada educando. Com a prática da Tecnologia Aplicada à Educação, os alunos aprenderão a contextualizar, construir, experenciar e evoluir em projetos educacionais voltados a robótica e programação. Para isso, serão desenvolvidas diversas práticas com os recursos da Lego Education Spike Prime e o Micro.bit, ambos proporcionados pela Robomind. Por fim, com todo repertório de aprendizagem e experiência adquirida, os alunos serão estimulados e participarão de campeonatos e competições com o objetivo de relacionar as diversas áreas do conhecimento com a robótica e atender uma demanda da sociedade.