O tema foi desenvolvido em 5 etapas: 1) o conhecimento da história do próprio nome; 2) as preferências, pesos e alturas; 3) as partes do corpo; 4) os cuidados que devemos ter com a higiene; e 5) a exposição do mapeamento do corpo, desenvolvido junto com as famílias, onde todos estavam muito curiosos em observar-se de um modo diferente.
Iniciamos conhecendo a história do nome de cada criança. Nesta etapa, contamos com a presença de alguns pais em sala de aula, que relataram a história dos nomes de seus filhos. Os pais também contaram a história do próprio nome, enfatizando sua importância e os motivos da escolha feita pelos avós das crianças. O relato dos pais confirmou que seus nomes foram escolhidos com muito amor e carinho.
Numa segunda etapa, todos compartilharam suas preferências quanto às cores, brinquedos, comidas, lugares, e observaram as diferenças e semelhanças que existem em apenas uma sala de aula. Aqui tivemos a colaboração dos professores de Educação Física no exame biométrico. Assim viram que as diferenças não estão apenas nos gostos, mas também no peso e na altura de cada um.
As demais etapas ajudaram a despertar nas crianças a consciência de seu corpo, o conhecimento de suas partes, funções e cuidados necessários a fim de perceberem suas possibilidades e limitações, diferenças e semelhanças e valorização de cada pessoa como ser único. O aluno do 1º ano A, Théo Tontini, relatou: “Gostei muito de fazer o boneco do meu corpo, fiz com meu pai e minha mãe. Foi Divertido!”.
Disto, tiramos a grande lição do respeito mútuo e da aceitação das diferenças para uma melhor convivência social. É um desafio permanente que envolve escola e família na busca de fazer o melhor para seus filhos, mostrando-se seres únicos e especiais.
Por Cristiana Monteiro Espindola e Clara Zaremba Karpinski, Professoras do Ensino Fundamental: Anos Iniciais.