Com o intuito de somar conhecimento entre os nossos alunos dos sextos anos e os seus antepassados, convidamos carinhosamente os avós dos educandos a participarem da GINCANA DO FOLCLORE. Sendo assim, foi possível conscientizar os alunos sobre a importância dos valores culturais repassados de geração a geração, os quais são primordiais para se manter a história de um povo.
O dia 21/08 realmente foi um dia diferente: em que a família São José brilhou, e alunos e avós interagiram, participaram e se envolveram nas provas de uma maneira única, cheios de alegria, imaginação, coragem e muita, mas muita vontade de transmitir o melhor de si.
Além de brincar e reviver com os avós as brincadeiras da sua infância, as provas tinham o objetivo de aprimorar a linguagem oral, resgatar tradições e estimular a imaginação, além de desenvolver a atenção, o raciocínio e a criatividade.
A Gincana contou com provas como: Contar e dramatizar lendas, parlendas, trava-línguas, piadas, montar quebra-cabeças, desafios de diferentes disciplinas, corrida da bolinha de ping-pong na colher, dança da cadeira e da laranja, cantiga de roda e discurso sobre a importância do folclore, etc. Tudo isto, regado a muita diversão e um delicioso lanche com as delícias do folclore brasileiro, preparado pelos avós e pelos pais.
Personagens marcantes do folclore estiveram presentes no nosso evento, como a Mula sem Cabeça e o Lobisomem.
Além de todo este momento de alegria, tivemos provas antecipadas. Os donativos (roupas, calçados, alimentos, produtos de higiene pessoal, fraldas geriátricas, papel sulfite) os quais foram carinhosamente doados pelas famílias. Faremos a entrega e ajudaremos muitas pessoas da comunidade da Igreja São Vicente de Paula, Asilo Dom Bosco e Amor para Down. Muito obrigada, pelo lindo gesto de amor ao próximo.
Ao término da gincana, choveram elogios da família São José, que solicitou mais momentos como este. Diante do sucesso do evento só me resta agradecer a todos que estiveram presentes na Gincana: aos alunos, aos professores, à coordenadora Graziele Rufca e em especial aos avós que levaram um pouco de nós e deixaram muito deles.
Vocês foram “SHOW”! Muito obrigada!
Por Iria Regina Hellmann da Silva, Professora de Língua Portuguesa.