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Projeto contra o bullying inicia com palestra para os pais

 

Durante a palestra, a profissional destacou a reincidência das agressões – sejam elas físicas, verbais ou de exclusão do convívio social – como característica principal do processo de bullying. Reforçando que toda prática de bullying é inaceitável, a psicóloga orientou os pais a preparar os filhos para as adversidades do convívio social. “Os pais precisam fortalecer os filhos, afirmar que eles têm capacidade, que são mais do que aquelas condições que estão sendo apontadas pelos colegas como negativas”, orientou.

Tatiana lembrou que a primeira consequência do bullying para a vítima é a baixa da autoestima. Por isso, os pais e a escola, num trabalho conjunto, devem reconhecer o problema, orientar os alunos, supervisionar e, nos casos de maior reincidência e gravidade, punir os agressores. “Temos que trabalhar todos juntos e mostrar que as diferenças não são fatores determinantes nos relacionamentos entre as pessoas”, reforçou.

Mãe de três estudantes, um deles no sétimo ano, Karine Wiggers Morais aprovou a iniciativa do colégio e também a palestrante convidada. “Vai ser muito válido e muito importante todo esse processo com pais e crianças”, elogiou. Olcimar dos Santos Germano, avó de um estudante do sétimo ano, também gostou da atividade. “O colégio está de parabéns. A palestra foi ótima”, disse.

O projeto

O projeto “Bullying e Respeito às Diferenças” é coordenado pela orientadora educacional do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, Michela André da Silva Fortunato, e pela orientadora disciplinar, Janaina Seara da Silva, e terá uma segunda fase com a visita da psicóloga Tatiana Loddo às turmas em três encontros, a partir do dia 18 de abril.