Acesse o Portal CIIC

Projeto de aluno da 2ª série pode representar o Brasil em prêmio Internacional

O projeto desenvolvido pelo estudante Gabriel Fernandes Mello Ferreira, da 2ª Série do Ensino Médio do Colégio São José está entre os quatro projetos que pode representar o Brasil no Prêmio Jovem da Água de Estocolmo. Agora, os finalistas contarão com mentorias para preparação das próximas etapas e se for selecionado será o representante brasileiro na etapa internacional, ou seja, a grande final da premiação em Estocolmo.

Nesta fase de definição serão realizadas entrevistas, bem como, a produção de vídeos em português e inglês. A final nacional da premiação acontecerá em evento on line programado para o dia 05 de junho. O vencedor da competição representará o Brasil na final internacional do Stockholm Junior Water Prize, a se realizar durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo, de forma virtual, em 24 de agosto de 2021.

O Prêmio Jovem da Água de Estocolmo reúne jovens inovadores entre 15 e 20 anos do mundo todo e que sejam desenvolvedores de projetos relacionados à água e os desafios da sustentabilidade nesta temática.

O projeto

O aluno do Colégio São José, sob a orientação da professora Fernanda Poleza, desenvolveu o projeto intitulado “Desenvolvimento de um mecanismo de retenção de microplásticos em Estações de Tratamento de Água (ETAs)”. Gabriel criou um sistema de filtragem que se mostrou 100% eficiente para reter microplásticos. O projeto, que também teve destaque pelo seu baixo custo, demonstra o risco de contaminação de diversos ambientes por estes organismos.

O projeto desenvolvido por Gabriel já lhe rendeu reconhecimento. No início do ano ele conquistou o 3º lugar geral em engenharias da 19ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace). Na premiação nacional, o estudante também ficou com a primeira colocação de Santa Catarina, como Destaque de Unidade da Federação e com 10º lugar na votação popular, que envolveu 375 projetos de todo Brasil.