O projeto visa incentivar e desafiar os alunos, na criatividade, a pensar por eles mesmos, a relacionar Física com seu cotidiano, a cativá-los com uma forma diferente de ensinar, proporcionando um ambiente propício no qual eles mesmos possam “fazer a aula acontecer”.
Estudos mostram que:
– Se eu ouvir, talvez eu me lembre.
– Se eu ver, eu memorizo.
– Mas se eu pensar, eu aprendo.
O objetivo é que esses alunos, ao chegarem no final do ano ou em anos seguintes, ainda se lembrem das relações que construíram entre o conteúdo de termologia em Física com sua vida, respondendo a famosa pergunta: “Professor, onde eu vou usar isso?”
Termologia, dentro da disciplina de Física, é um conteúdo extremamente amplo e interessante, que permite ao professor o desenvolvimento de aulas práticas e trabalhos interdisciplinares. Termologia, como o nome mesmo já diz, é a ciência que estuda o calor. Calor, temperatura, escalas termométricas, pressão, tudo isso é vivenciado no dia-a-dia das pessoas. Um aluno dentro da sala de aula apenas ouvindo o professor falar, tende a aprender menos do que um aluno exposto a raciocinar por conta própria.
O conteúdo foi visto, explicado, desenvolvido com resolução de exercícios e dúvidas dentro da sala de aula. Após uma certa base, os alunos já aptos a identificarem exemplos no cotidiano, colocaram em prática o conteúdo estudado em sala de aula.
O início do projeto foi constituído por uma aula de campo, no qual o professor pediu para que eles se deslocassem até o pátio do colégio e observassem exemplos que pudessem ser relacionados fisicamente com o conteúdo ministrado. Eles levaram consigo, papel e caneta e anotaram tudo o que observaram que pudesse ser exemplo. A professora os acompanhou e se surpreendeu com o envolvimento dos alunos. Dúvidas, ideias, relações foram explicitadas de maneira eficiente e de acordo com o objetivo do projeto.
Ao retornarem à sala, os alunos redigiram uma redação na qual os exemplos foram explicados com suas próprias palavras. O texto foi escrito, individualmente e com consulta, permitindo que a professora avaliasse cada opinião.
O passo seguinte a ser desenvolvido por eles é explicar os fenômenos da condução, convecção e radiação, também vistos em sala de aula. Esse trabalho será feito em cartolinas com ilustrações, explicações teóricas e experimentos. Os trabalhos serão apresentados no Colégio para que outras turmas tenham a oportunidade de prestigiar os resultados obtidos. E nada mais eficiente do que explicar algo a outra pessoa para que você mesmo aprenda! É aqui que entra a família, os pais. É importante que os pais participem desse projeto, pedindo aos filhos que mostrem o que fizeram e expliquem o que entenderam para que eles se sintam seguros.
O objetivo da experiência da aula de campo foi completamente atingido. É de se esperar que, com uma atividade dessas, o aluno, além de aprender o conteúdo, seja capaz de identificar os problemas do seu cotidiano e relacioná-lo aos conteúdos ministrados em sala. É de suma importância que o aluno entenda que o conteúdo ministrado é base para sua vida e que tudo está sempre relacionado ao seu próprio viver.
Por Dra. Francine Baesso Guimarães Loli, Professora de Física no Ensino Médio.