Ao escolher esse tema, a turma do 1º Ano C do Ensino Fundamental Anos Iniciais evidenciou toda a sua curiosidade e vontade de buscar novos conhecimentos sobre a vida dos peixes e sua relação com o meio ambiente.
Durante os estudos, identificamos as partes de um peixe, bem como seu habitat, sua alimentação, reprodução e ciclo de vida, organização, particularidades da vida, hábitos, aspecto físico, revestimento do corpo, etc.
Nas palestras que tivemos com os professores Aloir Manenti e Rômulo Rauen da Silva, reforçamos muitas descobertas realizadas em sala, além da oportunidade de observar, tocar e abrir peixes de verdade, para melhor compreender sua anatomia.
Desde o início, através de trabalhos de pesquisas, foi possível obter materiais riquíssimos que, através da socialização permitiram uma ótima apreensão de conhecimentos e envolvimento de todo o grupo. Foram importantes as leituras e interpretações de textos informativos, a projeção de vídeos/desenhos, com assuntos relacionados ao tema. Esse conhecimento prévio foi muito importante, pois permitiu que os alunos durante as palestras realizadas, pudessem fazer várias indagações muito interessantes aos palestrantes, enriquecendo ainda mais o momento. Numa parte mais prática, ao utilizar diversos materiais, o grupo confeccionou vários “peixinhos” como: móbiles com CD, chapéus de EVA, dobraduras, chaveiros de feltro, montou um aquário artificial, trabalhou com leituras recreativas, músicas, cartazes.
Ao longo do Projeto, o 1º ano C buscou fontes de pesquisas, textos informativos, vídeos e tudo o que pudesse contribuir para o êxito do Projeto. Todo material obtido foi de grande importância, além do comprometimento e aplicação do grupo na busca de informações, assim como a participação e contribuições de familiares, que só fizeram enriquecer ainda mais as atividades. Em resumo, foi um projeto bastante interessante e contou com a participação de todo o grupo que se envolveu desde o início do projeto em todas as atividades.
O projeto foi concluído com uma apresentação artística, onde os familiares e amigos puderam assistir a uma peça teatral, a declamação de poesia e o canto do hino do grupo, além de participarem de uma dinâmica de grupo. Todos os envolvidos participaram com entusiasmo desse momento, “mergulharam nessa aventura”.
A curiosidade e a criatividade são dignas de maiores elogios durante todo o Projeto Peixe. Cabe-nos agradecer a todas as pessoas que contribuíram para a realização desse trabalho, como a orientação pedagógica, direção, pais de alunos, palestrantes, enfim, todos que, direta ou indiretamente, nos ajudaram a concluir com sucesso o trabalho que nos propusemos realizar.
Por Ivana Petter, Professora do Ensino Fundamental Anos Iniciais.