No sábado, dia 20 de agosto, aconteceu em Nova Trento, o Retiro dos Colaboradores do Colégio São José. Na parte da manhã, o grupo foi acolhido com um saboroso café no CEIC, Centro de Espiritualidade Imaculada Conceição. Em seguida, a Ir. Mônica Fragoso desenvolveu uma profunda reflexão a partir do carisma e da vida de Santa Paulina. E todos saborearam um momento de respiração consciente e aprenderam um pouco mais sobre a prática da meditação cristã. Houve uma experiência de deserto pessoal no pátio externo, culminando com a oração do Testamento junto à Casa Mãe.
Na parte da tarde, todos puderam vivenciar um itinerário que resgatou a linda história de Santa Paulina. Paramos no local onde Amábile viveu sua infância e juventude na casa paterna em Vígolo; depois fomos acolhidos na Igreja Antiga, onde a Irmã Luzia nos falou da história da construção daquele espaço pelos primeiros imigrantes. Em seguida, fizemos um roteiro em quatro lugares, com a condução de uma irmãzinha que fazia a acolhida e uma pequena reflexão.
Os espaços visitados foram: a Tafona, onde Amábile e sua amiga Virginia trabalharam; a Casa das Graças, com todos os objetos e gestos de gratidão deixados pelos devotos e peregrinos; a Ermida, erguida por ocasião da canonização; e o Casebre, onde iniciou a missão da CIIC. Terminamos este dia abençoado com a Celebração da Eucaristia no Santuário.
Depoimentos de alguns dos nossos colaboradores:
“Uma pequena parada para refletir e vivenciar um pouco da trajetória de vida de Santa Paulina. Em cada momento vivenciado e em cada detalhe percebido nos espaços que viveu Santa Paulina foi possível sentir o amor e a sensibilidade de quem dedicou suas habilidades e seus talentos a serviço da vida e do amor ao próximo.” (Nedriani Scaratti, Coordenadora Pedagógica do EFAF e EM)
“O retiro foi um momento único e necessário, onde tivemos o privilégio de mergulhar em nosso eu. Foi maravilhosa esta experiência, aprimorando ainda mais o conhecimento da vida de nossa amada Santa Paulina. Amei tudo!” (Alexandra Galiano, prof. do EFAI)
“Só tenho a agradecer por poder participar do retiro. Algumas mudanças acontecem na nossa vida quando saímos um pouco da rotina e nos conectamos com Deus!” (Paula Zucchi, Setor Financeiro)
“Ao visitar o Santuário pude atestar um testemunho de fé, coragem e perseverança. Santa Paulina foi, sem dúvidas, uma mulher de luta, que dedicou sua vida em ajudar seu semelhante, exemplo a ser seguido. Em cada espaço que visitei vivenciei o carisma dessa incrível mulher, consciente de seu tempo e da dor do próximo. A sensação que tive foi de grande paz e acolhimento, senti que pertencia àquele lugar independente de credo ou etnia. Após a visita tenho plena certeza do valor que a obra construída pela congregação é carregada de sentido e importância, no mundo em que vivemos, feliz é aquele que pode dizer que faz parte de um coletivo que acolhe, cuida e ajuda o próximo, e eu tenho o privilégio de partilhar do carisma de Santa Paulina.” (André Gandra, prof. do EFAF e English Club)
“Partilho da emoção vivenciada nesse retiro espiritual. Momento de olharmos para dentro de nós mesmos em busca do nosso EU. De nos reconhecermos e nos conectarmos com nossa melhor versão. No dia a dia, muito difícil de nos permitirmos isso, já em momentos como este, o silêncio acontece e é através desse silêncio, que alcançamos maravilhas. Toda a graça que nos é concedida diariamente é possível de ser notada. Como sempre saio renovada e abastecida na fé.” (Bianca Heringer, prof. do EFAI)
“Nosso retiro espiritual foi um momento de imensa gratidão e encontro com o meu eu interior. E com sentimento de dever cumprido. Sou feliz em fazer parte da Família São José!” (Sandra Stahelin, Setor Administrativo)
Estendemos um singelo e profundo agradecimento às Irmãzinhas pelo carinho da acolhida e pela recepção maravilhosa aos nossos colaboradores no CEIC e nos espaços visitados do Santuário. Que Santa Paulina continue abençoando-as e inspirando-as na missão.