Acesse o Portal CIIC

Seis metas para tirar um sonho do papel

 

Por Gabriel Tannus*

 

Uma das frases que mais escuto dos meus alunos é: “Eu tenho um grande sonho, mas não consigo tirar do papel”. Quantos de nós vivem repletos de sonhos maravilhosos e não conseguem nem mesmo iniciar a busca por eles? Sonhos que na imaginação ganharam vida e trouxeram felicidade, mas que ficaram longe de serem conquistados pelo simples fato de que a jornada rumo à sua conquista não foi sequer iniciada.

Por isso, precisamos estabelecer metas, elaborar pontos fixos que nos ajudarão a caminhar com segurança rumo à nossa grande conquista. E esse é um dos objetivos da disciplina de Projeto de Vida e Empreendedorismo, desenvolvida pelo especialista em psicologia educacional Léo Fraiman e implantada no Colégio São José: apresentar aos estudantes algumas ferramentas que lhes permitam ultrapassar a barreira da idealização e partir para a ação, fazendo a diferença em suas vidas e na vida de quem os rodeia.

AS SEIS METAS

1 – Definir o nome do seu sonho. Sem um nome, uma identidade, o sonho perde referência. É como um cachorro sem registro, sabe-se que ele existe, mas não se sabe quem é o dono. O sonho é seu, então não deixe ele sem identificação, afinal, ele é seu melhor amigo.

2 – Responder para si mesmo o motivo pelo qual você quer conquistar esse sonho, dizer porque ele é seu. A luta somente tem sentido quando para mim faz sentido ter que lutar. O sonho tem que ser mais importante para você do que para qualquer outra pessoa. Outra pessoa pode até sonhar ou ter o mesmo sonho que o seu, mas a pessoa que mais tem que achar importante conquistá-lo é você.

3 – Dizer para si mesmo o que mudará na sua vida com essa realização. Todo sonho faz sentido quando nele está contido a certeza de que uma realidade inteira pode mudar. Quando enxergo com clareza a situação que estou atualmente em minha vida, através do sonho consigo vislumbrar onde de fato quero chegar. Para o esforço ter sentido preciso vislumbrar a transformação que ele trará.

4 – Definir quando você quer realizar ou conquistar seu sonho. Talvez você pense que é um pouco complicado estabelecer um prazo, mas sem ele você perde a referência. Definir a data em que se quer chegar ao seu objetivo é um ponto crucial, pois será norteador de todo seu esforço. Junto com o prazo virão os sacrifícios para se fazer cumprir a meta dentro dele. Por isso é preciso foco no prazo e foco no sacrifício.

5 – Identificar com quem você irá sonhar. Quando meu sonho faz ou fez sentido também na vida de outra pessoa é possível unir forças para uma conquista. Aqui não falo somente de incentivadores, mas de facilitadores. Identificar pessoas que já trilharam esse caminho com sucesso é garantia de que você poderá trilhar com mais segurança também.

6 – Definir quais estratégias usará para enfrentar os obstáculos. Não se entra numa guerra sem conhecer o inimigo, não se busca um sonho sem enxergar os desafios. “Como farei para alcançar esse sonho?” é uma frase que deve guiar seus passos rumo a atitudes concretas diante dos desafios.

 

* Professor de Empreendedorismo e Projeto de Vida no Colégio São José.

Opções de privacidade