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Um exemplo de cidadania…

Aprender a mobilizar conhecimentos para fazer intervenções solidárias na realidade é um direito dos nossos alunos. Respeitá-los como cidadãos é franquear a eles a porta do universo cognitivo e afetivo: o conhecimento significativo.

O projeto “Eleições na Escola” foi desenvolvido em 2014, com os alunos das oitavas séries do Colégio São José, sob minha orientação, na disciplina de Produção Textual. Os resultados foram surpreendentes: os estudantes discutiram questões importantes sobre a estrutura e o funcionamento do país e, no debate, que aconteceu no dia 30 de setembro, os candidatos à presidência falaram de suas propostas em torno da educação, saúde, infraestrutura, segurança e meio ambiente em relação ao país.

A finalização do projeto foi no dia 28 de outubro, quando aconteceu a eleição. Neste dia, todos os alunos da instituição – Fundamental II e Ensino Médio, democraticamente, puderam escolher entre os três candidatos Maria Júlia de Mello – turma 81, Gabriel Blanger – turma 82 e Luara Fagundes dos Santos – turma 83. Com 309 votos, venceu o candidato Gabriel Blanger e seu vice Marcos Eduardo, da turma 82.

Parabéns a todos os candidatos e às suas respectivas turmas!

Despertar a consciência cidadã das crianças participantes do projeto e proporcionar aos alunos oportunidades para que possam pensar, questionar, criticar, dar opiniões do que seria preciso mudar para que possamos viver num país e num estado melhor é primordial. Este é o verdadeiro sentido da palavra DEMOCRACIA.

Agradecimento especial a todos os envolvidos no projeto, principalmente ao Professor Roberto Susin, do Laboratório de Robótica, que, com seus alunos projetaram a urna eletrônica, à Direção, Coordenação, Professores e Alunos, a quem devemos todo o apoio e aos pais por apoiarem seus filhos.

Por Ana Luisa Zardo, Professora de Língua Portuguesa.