Agosto – Mês Vocacional
Vivência com os Jovens na Casa Provincial Nossa Senhora de Lourdes.
O sonho de Deus é que cada pessoa descubra e viva sua vocação. Vocação é o chamado de Deus que tem como finalidade a realização plena da pessoa humana. Vocação é dom, é graça, é eleição cuidadosa, visando a construção do Reino de Deus que é amor, paz, justiça e fraternidade.
Todas as quartas-feiras, das 14h às 15h, o Grupo de Jovens do Colégio São José se reúne para o encontro semanal, onde todos podem experienciar um momento de espiritualidade, a troca de ideias sobre temas atuais, o cultivo da amizade e a preparação das inserções solidárias na comunidade. No dia 16 de agosto, a partir da proposta do mês vocacional, os jovens puderam visitar a Casa Provincial e dialogar sobre o chamado que Deus nos faz para compartilharmos nossos dons a serviço dos que mais precisam.
Deus chama de diferentes maneiras na Igreja, mas o objetivo é o mesmo: responder com amor a esta proposta e a este chamado, ajudando a promover a vida, na construção de um mundo mais justo e fraterno. Deus chamou o jovem Jeremias (Jr 1, 4-10) para ser sinal de vida e esperança em tempos de injustiça e desigualdade. O Senhor colocou as palavras em sua boca e o fortaleceu em sua missão. Assim, também, continua chamando a juventude em pleno século XXI, para fazer a diferença no mundo.
A tarde foi especial, com a partilha da história vocacional da Irmã Luzia e da Irmã Luciene; e a Irmã Eunice conduziu uma dinâmica sobre a importância de cuidarmos dos nossos sonhos e pensarmos o projeto de vida a partir do horizonte do amor e do olhar da comunidade. A Irmã Dulci nos presenteou com alguns docinhos preparados com muito carinho. Os momentos propiciaram uma maior compreensão sobre a vida religiosa e as demais vocações que podem ser cultivadas a partir do chamado que recebemos pelo Batismo.
Seguem alguns depoimentos dos jovens:
“O momento que tivemos sobre vocação com as Irmãs foi muito proveitoso. Durante a tarde que passamos com elas conseguimos refletir muito sobre nosso futuro e o que nos espera, e como uma vocação pode mudar nossas vidas. Suas histórias de vida foram, verdadeiramente, inspiradoras e exemplares para cada um de nós.” (Lucas Amaral)
“A experiência na Casa das Irmãs foi incrível. Elas foram muito receptivas. Deram-nos ensinamentos sobre vocação, falaram que devemos ouvir a voz de Deus sobre nossa futura escola vocacional/profissional, que Deus na hora certa nos fala e nos ilumina na escolha de nossos sonhos. Que não devemos desistir deles.” (Gustavo Amaral)
“Foi uma experiência engrandecedora. Aprendemos a importância da vocação e escutamos a história de vida de algumas Irmãs da casa, uma caminhada mais linda que a outra.” (Manuela Casagrande)
“Conhecemos como cada Irmã da casa descobriu sua vocação, como cada uma delas tem um propósito de vida específico e especial. Não sabia que elas tinham um trabalho tão abrangente e efetivo na sociedade, vivendo além de sua vocação religiosa, uma profissão com a qual contribuem para o bem da comunidade, fazendo o mundo cada vez melhor.” (Thainá Santos)
Agradecemos às Irmãs da Casa Provincial pela carinhosa acolhida, especialmente à Ir. Luciene que nos conduziu. Que Deus continue iluminando a elas com seus dons, e que Santa Paulina as abençoe e proteja sempre.