Acesse o Portal CIIC

“SOMOS PRECIOSOS E AMADOS AOS OLHOS DE DEUS” (Is 43,4)

Itinerário de oração e reflexão para o mês de agosto

Sinésio Fernandes

Coordenador da Pastoral Escolar

 

Comunidade Educativa do Colégio São José,

Atravessamos um período de dificuldades por conta da COVID 19, limitando-nos em muitos sentidos nossa vida pessoal, familiar e social. Nossa escola tem dado exemplo de parceria, cooperação, criatividade e dedicação na superação dos desafios. Assim como Santa Paulina, aprendemos a ter fé e esperança, bem como sermos resilientes diante das adversidades. Dias melhores virão! A Santa Fundadora da Congregação das Irmãzinhas se estivesse presencialmente conosco diria: “Fazei-vos fortes, fazei-vos coragem!”

Somos uma Escola em Pastoral, e neste mês dedicado às Vocações, sentimos os apelos de Deus, que nos ama, nos chama e nos envia, porque somos preciosos e amados aos olhos Dele (cf. Is 43,4).  Somos também vocacionados e desafiados a viver na família e na comunidade os valores do Evangelho, colocando nossos dons e carismas a serviço de um mundo mais ético, justo e fraterno.

 

“Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24,15)

Itinerário da Segunda Semana

Acolhida: Queridos amigos (as). No próximo domingo celebramos o Dia dos Pais e iniciamos a Semana Nacional da Família com o tema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24, 15).  Construir uma família é uma vocação divina, que pede oração, discernimento, vivência e testemunho do amor. A família está presente no projeto de Deus para a humanidade, narrado nos textos bíblicos. Neles a vocação da família está inserida numa caminhada marcada por situações de contradição, pela busca de felicidade, pela presença da dor e da morte, pelo trabalho que sustenta, pela ternura das relações entre pais e filhos, e pela entrada de Deus na história por meio de uma família humana. Contudo, a vocação da família é uma só e pode ser mais bem compreendida por meio da afirmação que o Papa Francisco faz na exortação Amoris Laetitia: “O Deus Trindade é comunhão de amor; e a família, o seu reflexo vivente” (cf. nº 11).

Palavra que ilumina – Josué 24,14-18

Link para o texto bíblico – https://www.bibliaonline.com.br/acf/js/24/14-18

Reflexão: Josué, sua família e o seu povo decidem servir a Deus e serem fiéis à memória do Êxodo com a libertação do Egito. Não querem mais “servir a outros deuses” e voltar a sentir a escravidão e a divisão. Nossa família também é convidada a fazer a experiência do amor de Deus, vivendo no cotidiano a empatia, o perdão, o diálogo e a paz. E na comunidade cooperar na promoção da vida e da fraternidade.

Momento de Preces espontâneas: Intenções pelas quais sua família gostaria de rezar, suplicar e agradecer. Ore pelos de sua casa, pelos amigos e colegas de turmas, seus professores…. Hoje, também, oremos pelas famílias do Colégio São José e pelas famílias do mundo, sobretudo, aquelas que tem enfrentado a doença da COVID 19. E as que perderam entes queridos. E uma prece especial por todos os PAIS.

Oração pelas vocações – Papa Paulo VI

Jesus, Mestre Divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem,

continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas

e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens.

Dai coragem às pessoas convidadas.

Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos,

como sacerdotes, como religiosos e religiosas,

para o bem do povo de Deus e de toda humanidade. Amém.

Pai Nosso…

Canto da Família – Link: https://youtu.be/10gpq6xK3Ak