Acesse o Portal CIIC

Queridas famílias,

O Colégio São José está preparado para o reinício das aulas, em fevereiro de 2021. Considerando a atual situação da pandemia e as exigências das autoridades, apresentamos abaixo as linhas gerais de nossos procedimentos para as aulas no próximo ano. Esperamos que os esforços para o controle da pandemia e o início da vacinação permitam que possamos flexibilizar ainda mais o acesso ao colégio ao longo do ano e voltar a ter aulas totalmente presenciais em todos os segmentos.
Antes do início das aulas, nos reuniremos com todas as famílias de forma virtual para reforçar as medidas que estamos tornando públicas neste documento, detalhar ações e sanar todas as dúvidas.
Nosso objetivo é o mesmo: garantir um ensino de qualidade, com valores, de forma segura e saudável, para nossas crianças, adolescentes, famílias e profissionais envolvidos no processo.
Sabemos que podemos contar mais uma vez com a compreensão de todos e todas e, desde já agradecemos.

Cordialmente,
Ir. Leodi Amália Bolzan – Diretora
Altair Antonio Claro – Vice-diretor

Quando as aulas iniciam no Colégio São José em 2021?

O ano letivo iniciará no dia 1º DE FEVEREIRO para todas as turmas desde o Maternal I até o Terceirão do Ensino Médio. Apenas o English Club (nosso contraturno bilíngue para estudantes até 7º ano) iniciará as aulas no dia 8 DE FEVEREIRO.
Como serão as aulas no Colégio São José em 2021?
As aulas serão PRESENCIAIS para as turmas da EDUCAÇÃO INFANTIL e ENGLISH CLUB (que terão número reduzido de alunos matriculados para garantir o distanciamento social).

Para as turmas do Ensino Fundamental (1º ao 9 º ano) e Ensino Médio as aulas serão HÍBRIDAS. Haverá a divisão das turmas para aulas em dois grupos que terão aulas presenciais e remotas, ALTERNADAS SEMANALMENTE. Ou seja, numa semana o estudante fica na escola, na outra faz aula remota, em casa.

Esse modelo poderá ser modificado em decorrência das alterações nas exigências das autoridades sanitárias de acordo com o nível de controle da pandemia.

Que medidas estão sendo tomadas para garantir a segurança e a saúde dos estudantes durante as aulas presenciais?

• Todos os estudantes deverão chegar à escola usando máscara e realizarão aferição da temperatura, higienização das mãos e desinfecção dos calçados na entrada do colégio.
• As crianças serão acolhidas junto às catracas e serão encaminhadas até a sala de aula. Haverá um horário especial para evitar aglomeração na entrada e saída dos estudantes.
• As salas de aulas, equipamentos e mobiliários de todos os ambientes utilizados por estudantes serão higienizados ao fim de cada turno.
• Mesas e cadeiras serão identificadas para que os estudantes usem os mesmos mobiliários todos os dias.
• Em todos os ambientes serão disponibilizados dispensers com álcool 70% e tapetes sanitizantes.
• As salas de aula terão o número de alunos reduzido para garantir o distanciamento social exigido pelas autoridades de saúde.
• Todos os professores, monitoras e colaboradores usarão, além de máscara, protetor facial.
• Todas as crianças deverão trazer máscaras para troca e um saco plástico para acondicionar as máscaras usadas.
• Os estudantes serão orientados por professores, monitoras e colaboradores a manter o distanciamento de aproximadamente um metro e meio em todos os ambientes.

Como será o recreio enquanto houver necessidade de distanciamento social?

Para os estudantes da EDUCAÇÃO INFANTIL, o lanche deverá ser trazido de casa e será servido nos ambientes externos, seguindo um cronograma de escalonamento. Antes de lanchar todos deverão tirar as máscaras, guardá-las e higienizar as mãos. Após o lanche todos devem colocar máscaras limpas.

Para os demais segmentos, o recreio acontecerá no pátio, em horários alternados entre as turmas dos anos iniciais e finais do ENSINO FUNDAMENTAL e ENSINO MÉDIO. Os estudantes serão orientados por monitores e professores a manter o distanciamento social durante o intervalo do lanche, que deve ser trazido de casa.

Para as crianças do ENGLISH CLUB que optarem pelo almoço no colégio, a refeição será servida em marmitas individuais e em horários escalonados para garantir o distanciamento social no ambiente do restaurante.

Agora confira algumas questões específicas de cada segmento do colégio:

EDUCAÇÃO INFANTIL

• Será permitido a somente um dos pais do Maternal I e II, por vez, levarem seus filhos até a porta da sala de aula. As crianças do Maternal III e Níveis I e II serão recepcionadas nas catracas e levadas às salas pelas monitoras.
• O uso dos parques infantis e áreas verdes seguirá cronograma em forma de rodízio.
• As aulas com especialistas (Educação Física, Musicalização e Língua Inglesa) serão suspensas em um primeiro momento.
• O circuito de brinquedos e a brinquedoteca não serão utilizados.

ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO

• As turmas serão divididas em grupos A e B, por ordem alfabética, procurando estabelecer um equilíbrio entre o número de meninos e meninas, e dando prioridade para estudantes que tenham irmãos (para que possam frequentar a escola nos mesmos dias)

ENGLISH CLUB

• Os alunos de cada turma do English Club serão alocados na mesma turma do ensino regular.